domingo, 4 de agosto de 2013

Essa crise é o maior GOL CONTRA do America

Nesta semana o Conselho de Administração do America publicou, no site do clube, uma nota oficial sobre a suspensão do treino naquele dia, motivada por atrasos salariais que chegavam a QUATRO (!!!) meses.

A nota informa também que a empresa que vem realizando a cogestão do Futebol do clube "realizou pagamentos que variaram de 33% a 50% do valor total dos salários devidos".

A primeira reação que tive foi de perplexidade!!! QUATRO (!!!) meses de salários atrasados tendo uma gestão compartilhada!!!


No dia seguinte à nota, questionei o presidente Vinícius Cordeiro através do Twitter:



esta crise é grave. Surpreende que o tenha esperado 4 meses para agir. Contrato prevê garantias bancárias? (...)


| (...) Caso haja, ação imediata de resgate dessas garantias. Caso não haja foi um tremendo gol contra.

Há pouco, o presidente me respondeu:



não demoramos ou "esperamos" 4 meses para agir. nem há o atraso absoluto. explicamos em nota.


foi tremendo gol contra a ação com a Chap? quem arrumaria os 800 mil por favor? nem na serie A..


agravou-se tambem a situação do clube a extensão do campeonato em 2 meses alem do previsto.

Em tréplica publiquei:



| cogestão sem garantias bancárias é pior que alugar imóvel sem fiador. Por isso insisto: há ou não GB's?

Por que menciono e reitero o assunto "garantias bancárias"? Acompanhe comigo o raciocínio:


Imagine que você tem um patrimônio que lhe é muito importante, é a razão de sua subsistência financeira, ou pelo qual tem um grande apreço, por razões sentimentais. Você se sente incapaz de geri-lo, por falta de competência ou de recursos, não importa. Não há demérito nenhum nisso. Você busca um profissional ou uma empresa que possa fazer isso por você.


Tomemos por exemplo o caso de um apartamento. Você tem como principal fonte de receita, como principal patrimônio, um apartamento que quer alugar. Como você não é do ramo, procura uma imobiliária. Claro que, como você tem zelo pelo patrimônio único, você vai perguntar a amigos e conhecidos sobre a solidez, o lastro, a confiabilidade da empresa.


Não estou falando somente de honestidade. Isso não é mérito!!! É obrigação!!! Falo de capacidade de investimentos (no caso para anunciar o imóvel), equipe (corretores e advogados). Enfim, você vai se cercar de TODAS AS GARANTIAS POSSÍVEIS. Na pesquisa você percebe que há algumas imobiliárias que garantem o pagamento do aluguel mesmo que o inquilino atrase o pagamento. Além disso há outras figuras como seguro fiança, depósito e até mesmo o FIADOR que podem ser utilizadas na confecção do contrato.


O importante é: você não vai deixar o seu imóvel, o seu patrimônio para alguém, para uma empresa que não tenha condições de zelar por ele. Afinal, você está terceirizando a gestão dele porque sentia-se incapaz de fazer melhor. Quer alguém que EFETIVAMENTE vá fazer a diferença!!!


A cogestão - ou gestão compartilhada - de um clube de futebol é parecido com isso.


A diretoria de um clube chega à conclusão que "a praia dela" não é administrar o futebol, ou qualquer outro departamento. Note que não há demérito nisso. Há vários fatores que podem levar à essa conclusão e essa pode ser uma alternativa viável e bem sucedida, se bem direcionada.


Então negociam-se parâmetros e estabelecem-se direitos e deveres.


E o principal: o clube (dono da marca e do patrimônio) cerca-se de cuidados que seus dirigentes teriam se fossem alugar imóveis de sua propriedade, ou seja, que não são nenhum "ovo de Colombo". Esses dirigentes responsáveis verificam a história da empresa, sua solidez, seu quadro executivo, seus casos de sucesso.


E principalmente: suas garantias financeiras!!! 


Sim, porque, se der errado - TODO negócio do mundo pode dar errado! Faz parte do espírito empreendedor correr riscos! - como o clube faz para tapar o buraco?


O que perguntei - e o presidente não quis responder (!!!) - foi simplesmente:


Há garantias bancárias? 


Se há, execute-as!!! Se não há, REITERO: foi GOL CONTRA!!! 


Presidente, são QUATRO meses de salários atrasados!!! Ou seja, desde o final do PRIMEIRO TURNO!!! Então, lendo nas entrelinhas, como a crise se agravou com a extensão do campeonato em dois meses além do previsto - conforme tweet - o "previsto", o planejado foi terminar o campeonato COM APENAS DOIS MESES DE ATRASO?


Outra coisa: a cogestão sendo encerrada (unilateralmente, pelo jeito), com quem ficam as dívidas (o passivo)? Com o America ou com a Chap? 

Presidente, se esse não é o maior GOL CONTRA de sua administração, poderia me dizer qual é?


Em tempo: torço muito para que os profissionais - comissão técnica, atletas - possam juntar os cacos e encontrar forças para um eventual triangular. Ainda acredito, e torço muito, para o acesso à Serie A.


Nota: Após a publicação deste post, soube que o presidente Vinícius Cordeiro está doente, com indicação de repouso absoluto. Estimo melhoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário