terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Parabéns, Capitão!

Ontem, 9 de dezembro, o eterno Capitão, Alex, completou 68 anos. Poucos jogadores tiveram uma ligação tão forte com um clube no Brasil ou no mundo quanto ele, Alexandre Kamianecky ou, para a torcida americana e para os amantes do futebol bem jogado, simplesmente ALEX.

Poucos atletas se identificam tanto com um clube quanto Alex com o America. Parabéns, Capitão!
Eleito titular na seleção do America de todos os tempos, Alex é o símbolo de uma geração que era respeitada dentro e fora de campo. Participou de uma das melhores equipes do Brasil na época. Equipe que, segundo muita gente, se jogasse hoje, tranquilamente disputaria os principais títulos do país. Assim como disputou os principais títulos do país na época.

Zagueiro de toque refinado, esteve na lista de selecionáveis do técnico Zagallo para a Copa do Mundo de 1970, sem contudo ser convocado. Hoje, jogaria fácil na Seleção Brasileira, ou em qualquer outra equipe do mundo.

Mas optou por jogar pelo America. Pelo SEU America. Torcedor declarado, apaixonado até hoje, viveu momentos lindos e mágicos em campo e certamente sofre com a situação pela qual o clube passa atualmente.

Disputou 673 partidas entre 1967 e 1979. Quando deixou o clube e assinou com o Sport Club do Recife, fez constar em seu contrato de trabalho que não disputaria jogos contra o SEU America. 

Em 1977 recebeu o prêmio Belfort Duarte, honraria reservada a atletas que passam dez anos sem ser expulsos. Coincidência - ou não - Belfort Duarte também foi zagueiro e capitão do SEU America.

Por tudo que fez e pela forma como sempre se dedicou ao SEU America, Alex merece todas as homenagens possíveis: busto na sede social, estátua no estádio. Seus pés já estão imortalizados na 'Calçada da Fama' do Maracanã, temporariamente desativada devido às reformas do estádio.

Eu que aprendi a amar o America com o time liderado pelo Alex, só tenho a agradecer e prestar aqui minha homenagem.

Feliz aniversário, Capitão!

Um comentário: