Um certo jornalista - cujo nome não vou mencionar para não dar a ele publicidade que não merece, e que faz parte do grupo que organizou a tentativa frustrada e fraudulenta de golpe no America no início de julho - tem escrito algumas atrocidades sobre o processo de construção da nova sede.
Entre outras coisas escreve que "já existe uma empresa escolhida e que ela vai comprar o America. Vão ser os donos do clube. O plano será o de obter a maioria de tîtulos de sócio-proprietário (sic) para que tenham a maioria nas decisões que forem tomadas".
A vida me ensinou a não perder tempo debatendo com pessoas por quem nutro indiferença, caso desse escriba de fundo de quintal. Mas respondi a essas inverdades em uma rede social - e reproduzo aqui minhas palavras - apenas para esclarecer pessoas de bem, interessadas na verdade, e que podem acabar enganadas por outras de má fé e de caráter duvidoso!
Prezado (...),
Sei que você tem o costume - pouco recomendável para um jornalista - de emitir opiniões sem o devido embasamento, seja documental ou por fontes confiáveis. Esse hábito - pouco condizente com a ética jornalística - pode levar os seus poucos leitores a terem uma ideia errada do que acontece de fato.
Por isso cito e comento alguns artigos do estatuto do clube, que recomendo que você leia, antes de escrever bobagem.
"Art. 11 - Os títulos de sócio proprietário são nominativos, individuais, privativos das pessoas físicas, sendo pelo menos 2/3 (dois terços) brasileiros". Ou seja, uma empresa NÃO pode, como você menciona - ERRADAMENTE - "obter a maioria de tîtulos de sócio-proprietário para que tenham a maioria nas decisões que forem tomadas". Na verdade, empresas NÃO podem adquirir títulos de sócios.
Mas você pode alegar que a suposta empresa colocará os títulos em nome de UMA pessoa. Aí eu evoco o Art. 14, que estipula que "o sócio proprietário que possuir mais de um título quitado exercerá os seus direitos como se fosse possuidor de um, exceto no caso de rateio previsto no art. 7 ("No caso de dissolução do Clube, o seu patrimônio será dividido “pro rata” entre os sócios proprietários e proprietários especiais, com seus títulos quitados integralmente e mensalidades rigorosamente em dia"). Isso vale para eleições, votações e para qualquer outra ação, de modo que seu argumento é inócuo.
Vale mencionar também que ao se efetuar a compra ou transferência de título de sócio, só é possível votar em assembleia geral após um ano ("Art. 47 - São condições essenciais para que qualquer sócio possa participar da Assembléia Geral: a) ter mais de 18 anos; b) não estar recebendo do America remuneração de qualquer natureza; c) estar no exercício de todos os seus direitos, e ter mais de um ano de permanência no quadro social.") e ser votado após dois anos ("Art. 61 § 3º - A eleição para membros do Conselho Deliberativo far-se-á mediante chapas, contendo, cada uma, os nomes dos candidatos que, além de satisfazerem as condições prescritas no Estatuto, deverão contar mais de dois anos de admissão e permanência no quadro social, considerando-se eleita a chapa que obtiver maior número de votos").
Mas aí você, que adora uma intriga, vai dizer que esta suposta empresa poderá indicar centenas de "laranjas" para se associarem e armarem a maior fraude que já se teve conhecimento em associações desportivas no Brasil.
Eu não conheço muito sobre fraude, nunca participei ou tive meu nome associado a nenhuma ação do tipo, coisa que não se pode falar do grupo político ao qual você é ligado, que orquestrou a maior fraude da história do America, com a reunião de 1 de julho a qual tentou-se dar uma ar de "assembleia geral", mas, repleta de vícios foi anulada pela justiça.
Mas é para evitar esse tipo de fraude que você menciona que o VERDADEIRO presidente do America, Léo Barros Almada, determinou que estão suspensas a venda e a transferência de títulos de sócios até que a nova sede esteja pronta.
Mário, esqueça este tipo de gente. Não acrescenta nada. Tenta convencer as pessoas sobre coisas que desconhece. É um idiota. Talvez não consiga sequer escrever sem ajuda. Vá em frente e fale com o Almada que ele está fazendo o trabalho certo. Saudações rubras.
ResponderExcluir