segunda-feira, 24 de março de 2014

A importância do 'Fair Play'

Faltando uma rodada para a Taça Santos Dumont (1° turno da Série B - RJ) chegar ao fim da fase de classificação, o America lidera o ranking de equipe mais disciplinada da competição. Em nove rodadas, os atletas do clube receberam apenas 15 cartões amarelos.

Vídeo: Wagner Tardelli, ex-árbitro FIFA, instrutor de arbitragem do America, em palestra ao grupo

O desempenho é fruto do trabalho de Wagner Tardelli, ex-árbitro FIFA, que vem atuando como instrutor de arbitragem no clube desde fevereiro.

"O futebol é o único esporte que se pratica sem o devido conhecimento das regras. São 17 regras. Algumas prejudicam, outras beneficiam", comentou Wagner, que repete no America projeto pioneiro desenvolvido no Atlético Mineiro em 2010. "Quando parei de apitar, implantei no Atlético, o primeiro projeto do tipo no mundo e, logo no primeiro ano, tive a felicidade de colaborar na conquista do Troféu Fair Play (concedido à equipe mais disciplinada) e do campeonato estadual", completou.

Tardelli tem trabalhado com os profissionais e também com todas as categorias de base. "O trabalho realizado com os profissionais é individualizado. Após cada jogo converso sobre faltas, posicionamento (para evitar impedimentos), postura. Já com os atletas da base trabalhamos mais os conceitos em grupo, com aulas e vídeos".

Este trabalho que sem sendo - muito bem - realizado é importantíssimo. Quantas vezes uma falta boba "ressuscita" uma "bola morta" e vira GOL? Quantos atletas deixam de atuar em um, dois ou até mais jogos por cartões desnecessários? No America, a resposta é: ZERO!

Além disso, segundo o regulamento da competição, o número de cartões é 4° item de desempate, atrás do número de vitórias, do saldo de gols, e do número de gols pró. Sem contar que a equipe mais disciplinada recebe o troféu Fair Play e ainda prêmio em dinheiro: todas as multas aplicadas às equipes penalizadas por cartões na competição.

Parabéns à diretoria pela contratação e ao Wagner pelo excelente trabalho.

O America tem jeito. Léo Almada tem comprovado isso.

Vamos subir, Sangue!

Nenhum comentário:

Postar um comentário