Caminhando pelo blog da torcida americana identifiquei algumas palavras que me deixaram preocupado com a conotação a elas atribuída.
Consenso.
Qual o significado desta palavra quando aplicada a um candidato?
Consenso não se atinge com agressões físicas ou verbais, não é uma coisa imposta, não deve carregar consigo a ideia de depredação patrimonial. Entendo que alguém atinge o consenso por ter uma conduta ilibada, seja respeitado no seu meio profissional, tenha um currículo de vida, credibilidade, representatividade e que, tenha realizado algo devidamente reconhecido na área em que busca o consenso.
E mais importante de tudo que tenha propostas. Hoje no America precisamos de uma pessoa que reúna tais condições. Espero que saibamos escolher na hora certa.
Certamente nos dias de hoje o que precisaríamos realmente era ouvir os pretensos candidatos à Presidência do nosso America. Pessoas que venham a demonstrar o seu preparo e o conhecimento sobre a situação atual do Clube, em especial, as dívidas e recursos financeiros para saudá-las, enfim planejamento e orçamento.
Como resolver a situação estrutural de nossa Sede e como recuperá-la em médio prazo?
Sobre futebol, me incluo dentre aqueles que querem um esquadrão que venha a transformar nosso America num time competitivo e de respeito, não somente na Copa Rio ou na segunda divisão do Carioca, mas no retorno ao convívio das forças nacionais.
Temos um estádio, que agora podemos nos referir a ele desta forma e, que até bem pouco tempo, não podíamos sequer usar seus banheiros e a imprensa se recusava a transmitir jogos por falta de condições mínimas de trabalho. Hoje está diferente!
Claro que se pensarmos apenas em futebol (TIME) não reconheceremos as melhorias atuais. Recuperação realizada com recursos do Clube? Sabemos que não.
Salários de jogadores, comissão técnica e bichos, com as arrecadações nos jogos? Sabemos que não.
Com o auxílio de uma Empresa que viria transformar em pouco tempo a nossa representatividade no Futebol? Sabemos que não.
Quantos torcedores “doentes” e fiéis fazem parte do quadro social e colaboram minimamente com as mensalidades? Isto é uma forma de ajudar.
Quantos associados estão adimplentes?
Recebi e-mail fazendo referência a Lei que permite a destituição de um Presidente pelo quadro social ADIMPLENTE. Refere-se ainda a 1/5 destes associados para a convocação de uma assembleia com esta finalidade. Teríamos este número?
Está o nosso Clube numa situação tão dramática que talvez uma chapa para as eleições presidenciais não consiga o número mínimo de assinaturas (180). Imaginem duas chapas ou mais. Será esta a necessidade do tal Consenso?
Divisão
Não cheguei a uma conclusão a respeito desta outra palavra.
Quem divide o quê?
Candidato único é sempre perigoso. Nelson Rodrigues afirmava (é do conhecimento de todos) “ Toda unanimidade é burra”.
A separação do joio do trigo só acontecerá quando ouvirmos os candidatos (?). Precisaremos de bom senso e respeito para ouvir com atenção e análise profunda o que têm a dizer.
Brigamos e muitos foram presos, mortos ou desapareceram para que pudéssemos opinar e escolher de acordo com a nossa consciência, maturidade e inteligência. Vamos respeitar as diferenças e as escolhas diferentes. Isto é DEMOCRACIA. Agredir outros americanos, como nós, porque têm propostas diferentes e pensam no Clube como um todo. Não parece lógico, nem democrático. É só comparecer e questionar em fórum próprio. Está aí a assembleia, vamos comparecer ouvir e arguir.
Votação no Blog
Porque apenas três opções? E se houver outros candidatos? Alguém já decidiu que são apenas três as possibilidades.
Ao submeterem a proposta de candidato de consenso o que se viu foi 64% a favor e 36% contra. Refiro-me ainda ao respeito à liberdade de expressão. Não é por não concordar com você pelo consenso que sou menos America. Penso diferente e somos hoje 36% na pesquisa. Minimamente merecemos o RESPEITO.
Sede / Time
Não consigo imaginar estas palavras separadas como querem alguns. Não somos um Clube de massa. Temos muitos simpatizantes, mas isto não nos livra das dívidas e da necessidade de recuperar nosso prestígio como TIME e a nossa SEDE.
Nossa TORCIDA na sua grande maioria não compõe o quadro social e o nosso quadro social ADIMPLENTE na sua maioria não é torcedor do America, simpatizante, mas não torcedor.
Um não se importa com a SEDE e o outro com o TIME. Como você agiria como Presidente? Montaria um time e deixaria a Sede largada até vir a ser interditada? Ou cuidaria da Sede esquecendo o Time de Futebol?
Não vejo como podem alguns imaginar um Presidente sério e digno de um mandato que trabalhasse pela DICOTOMIA.
Com relação ao passado de vendas e trocas de patrimônio ficou a nossa experiência para ouvir propostas (dos vários candidatos), para arguimos e decidirmos.
Não decida por mim! Ouça, discuta, opine e decida por você.
Não devemos implantar uma ideia pela força.
Agressões e destruições nada resolvem!
Que vença o candidato que tenha uma visão Institucional. Amamos um Clube de 110 anos. Um Clube que não é reconhecido nacionalmente apenas como um time de futebol. Alguém que pense além de um time para disputar a Copa Rio, mas que tenha como garantir times de futebol que representem a tradição de nosso MECÃO.
Saudações Rubras
SIDNEY SOUZA
Que bom! Começam a aparecer textos que obrigam as pessoas a pelo menos pensar. BrigasXTolicesXAmeaçasXAgressões
ResponderExcluirVanoa pensar, analisar. Vamos ser "grandes" assim como desejamos que seja "grande" o nosso AMERICA. Não sejamos tolos e ingênuos.