sábado, 20 de dezembro de 2014

O America do Amanhã

Hoje aconteceu a Copa Edu Coimbra, evento organizado pela Escola America do Amanhã, no Estádio Giulite Coutinho.

Eu (em pé, à direita) aplaudo o Prof. Jairo Mello (em pé à esquerda) e alunos da Escola America do Amanhã

A Escola America do Amanhã é liderada com amor e dedicação há dez anos pelo Professor Jairo Mello e sua esposa Luíza Mariko e nasceu do Polo Esportivo e Cultural do America na Baixada Fluminense.

Desde seu embrião, teve o total apoio do Vice-Presidente de Planejamento, Comunicação e Marketing, o Professor Marcelo Burgos, de quem tenho a honra de ser amigo pessoal e a quem admiro por diversas qualidades, raras nos dias de hoje.

Uma dessas qualidades é o olhar social, fruto, em parte, de "cacoete de profissão" - o Marcelo é um sociólogo brilhante, coordenador do curso de Mestrado na área, na PUC - mas muito em função do caráter e do humanismo que lhe são natos.

Esse projeto comprova que o futebol, além de paixão que movimenta milhões de pessoas e bilhões de Reais todas as semanas, é um importantíssimo elemento de integração social.

Tornar-se atleta profissional de futebol é o sonho de nove em cada dez crianças. Mas o fato é que de cada MIL crianças que entram em escolinhas em todo o Brasil, apenas UMA ou DUAS se tornam atletas profissionais. E desses, menos de 5% ganham mais de 3 salários mínimos.

Qual deve ser a missão dos clubes? Das categorias de base? Das escolas de futebol? Formar atletas? Isso é muito bom! É ótimo! Mas se esse for o único objetivo, vamos falhar em 99,8% das vezes. Por isso defendo que a principal missão necessariamente deve ser formar cidadãos!

E o esporte tem força nesse objetivo! As crianças que participam de programas como esses estão até DEZ vezes menos propensas a envolverem-se com drogas e com o crime de modo geral, são melhores alunos, filhos mais dedicados, tornam-se multiplicadores de cidadania!

A Escola America do Amanhã é tudo isso! Nestes dez anos já passaram pela "batuta" do Professor Jairo Mello mais de duas mil crianças e adolescentes. Pouquissímos se tornaram atletas profissionais, mas todos, sem exceção se tornaram cidadãos de bem!

Parabéns ao Jairo e à Luíza. Parabéns ao Professor Marcelo Burgos!

Parabéns também ao Presidente Léo Almada, apoiador de primeira hora do projeto e que colabora silenciosamente há mais de dez anos para a implantação de benfeitorias e de infraestrutura. Para que se tenha uma ideia, o campo de treino da escola, localizado atrás da arquibancada à direita das sociais, foi batizado há DEZ anos de Campo Léo Barros Almada, em reconhecimento a esta colaboração.

E vem mais por aí! Em breve a garagem de ônibus que há ao lado do estádio será reintegrada e serão construídos ali um campo de treinamento oficial, um ginásio, uma escola e um alojamento para as categorias de base.

São sementes que são plantadas hoje e cujos frutos serão colhidos no futuro. E nunca essa escola teve um nome com tanta força, afinal, esse é o America do Amanhã!

Feliz Natal e um 2015 campeão a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário