Evaristo treinou a Seleção e o America em 1985 |
Evaristo foi um dos maiores atacantes do futebol mundial, um dos raros e um dos primeiros - a ser ídolo tanto no Barcelona quanto no Real Madrid. Afinal foram 8 títulos na Espanha, 6 pelo clube catalão e 2 pelos merengues.
Jogou em uma época em que não era comum ver um atleta que defendesse um clube de fora do país vestir a camisa da Seleção! Astro do Flamengo na década de 1950, era candidatíssimo a ser um dos 22 jogadores convocados para a Copa de 1958, na Suécia.
Integrou o quarteto ofensivo da Seleção até abril de 1957, quando uma transferência mudou totalmente a história. "Fui vendido aos 24 anos para o Barcelona e nunca mais voltei a vestir a camisa da Seleção Brasileira. Uma pena, uma pena...", disse ele em certa vez em uma entrevista.
Na Catalunha, recebeu um telefonema às vésperas da convocação final para o Mundial de 1958. "Era o coordenador técnico Carlos Nascimento. Ele me disse: ‘Evaristo, vamos dar início aos treinos para a Copa e a comissão técnica deseja que você solicite ao Barcelona a sua liberação’. Tentei, mas o clube não me liberou. A Espanha não tinha se classificado para o Mundial da Suécia e os clubes de lá resolveram manter o Campeonato Nacional normalmente, sem abrir mão de ninguém."
Quando informou à antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD) a negativa do Barça, Evaristo percebeu a tristeza de Nascimento: "Puxa, rapaz, que pena! O Vicente Feola (técnico) estava ansioso para vê-lo jogar ao lado de um neguinho bom de bola que surgiu lá no Santos".
Pela Seleção marcou 8 gols, cinco deles em uma única partida - 9x0 sobre a Colômbia na Copa America de 1957 - fato jamais igualado por nenhum outro atleta.
Como treinador, também teve grande destaque e chegou a comandar a Seleção em 1985. No mesmo ano, pouco depois, assumiu o America na disputa do Campeonato brasileiro. Treinou ainda outras grandes equipes do Brasil, como Flamengo, Vasco da Gama, Bahia, Grêmio, Corinthians, Santa Cruz, Vitória, Atlético Paranaense e Cruzeiro. Conquistou títulos importantes como o Campeonato Brasileiro (Bahia), Copa do Brasil (Grêmio) e mais de 20 outros campeonatos.
Parabéns, Evaristo, pela linda carreira! Saúde e vida longa!