segunda-feira, 22 de junho de 2015

Evaristo de Macedo: 82 anos

Evaristo treinou a Seleção e o America em 1985
Hoje abro esse espaço para homenagear uma das figuras mais ilustres do futebol mundial: Evaristo de Macedo, que completa 82 anos.

Evaristo foi um dos maiores atacantes do futebol mundial, um dos raros e um dos primeiros - a ser ídolo tanto no Barcelona quanto no Real Madrid. Afinal foram 8 títulos na Espanha, 6 pelo clube catalão e 2 pelos merengues.

Jogou em uma época em que não era comum ver um atleta que defendesse um clube de fora do país vestir a camisa da Seleção! Astro do Flamengo na década de 1950, era candidatíssimo a ser um dos 22 jogadores convocados para a Copa de 1958, na Suécia.

Integrou o quarteto ofensivo da Seleção até abril de 1957, quando uma transferência mudou totalmente a história. "Fui vendido aos 24 anos para o Barcelona e nunca mais voltei a vestir a camisa da Seleção Brasileira. Uma pena, uma pena...", disse ele em certa vez em uma entrevista.

Na Catalunha, recebeu um telefonema às vésperas da convocação final para o Mundial de 1958. "Era o coordenador técnico Carlos Nascimento. Ele me disse: ‘Evaristo, vamos dar início aos treinos para a Copa e a comissão técnica deseja que você solicite ao Barcelona a sua liberação’. Tentei, mas o clube não me liberou. A Espanha não tinha se classificado para o Mundial da Suécia e os clubes de lá resolveram manter o Campeonato Nacional normalmente, sem abrir mão de ninguém."

Quando informou à antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD) a negativa do Barça, Evaristo percebeu a tristeza de Nascimento: "Puxa, rapaz, que pena! O Vicente Feola (técnico) estava ansioso para vê-lo jogar ao lado de um neguinho bom de bola que surgiu lá no Santos".

Pela Seleção marcou 8 gols, cinco deles em uma única partida - 9x0 sobre a Colômbia na Copa America de 1957 - fato jamais igualado por nenhum outro atleta.

Como treinador, também teve grande destaque e chegou a comandar a Seleção em 1985. No mesmo ano, pouco depois, assumiu o America na disputa do Campeonato brasileiro. Treinou ainda outras grandes equipes do Brasil, como Flamengo, Vasco da Gama, Bahia, Grêmio, Corinthians, Santa Cruz, Vitória, Atlético Paranaense e Cruzeiro. Conquistou títulos importantes como o Campeonato Brasileiro (Bahia), Copa do Brasil (Grêmio) e mais de 20 outros campeonatos.

Parabéns, Evaristo, pela linda carreira! Saúde e vida longa!

domingo, 21 de junho de 2015

Vai que é tua, Ricardo Cruz!

O America foi eliminado na semifinal da Taça Corcovado pela Portuguesa. Aguarda agora a final entre o time da Ilha do Governador e o Americano de Campos, com vantagem para a Lusa.

Caso o resultado do primeiro turno se repita e a Portuguesa vença também o segundo turno, conquistará a série B do campeonato estadual e o America conquistará o seu objetivo na competição: o acesso à Série A.

Caso o vencedor seja o Americano, haverá a disputa de um triangular final, com a inclusão do America. Os campeões dos turnos entram, então, com um ponto de bonificação e todos os times jogam entre si em turno e returno.

Mais cedo, conversei longamente com o presidente Léo Almada sobre o jogo e sobre o que vem pela frente. Ele está muito confiante com o retorno do clube à elite do futebol carioca. E me disse que ficou satisfeito com a evolução do time nas duas partidas da semifinal e, por isso, manterá Ricardo Cruz como técnico até o final dessa Série B. Essa decisão foi tomada em comum acordo com o próprio Ricardo e tem o apoio do grupo de jogadores.

Escrevo essa informação a pedido dele. Pois ele quer eliminar qualquer boato sobre um novo técnico. Há inúmeros rumores que dão como certa a contratação de determinado técnico ou a negociação em andamento com outros profissionais. Todos esses comentários estão longe da realidade.

O que há de concreto é que Ricardo Cruz tem a confiança do presidente e dará prosseguimento ao belo trabalho que vem fazendo. E essa confiança é merecida: o Ricardo é um profissional sério e competente que tem uma longa experiência em equipes vencedoras. É uma pessoa querida por todos no clube e no futebol. E, tenho certeza, será fundamental nessa volta do America à primeira divisão!

#EuAcredito

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Newton Zarani: "O Charles Miller do Futsal"*

Hoje uso esse espaço para prestar homenagem a um ícone do esporte: Newton Zarani, grande torcedor do America que, aos 88 anos, esbanja vitalidade e excelente saúde física e mental.

Jornalista esportivo brilhante, trabalhou por anos no extinto Jornal dos Sports. E sempre defendeu o seu America, o nosso America, com unhas e dentes.

Na época da famigerada Copa União, foi uma das poucas vozes na imprensa a se erguer contra o maior ato de tirania já praticado contra um clube de futebol no mundo: o rebaixamento do America por uma "canetada" sem qualquer embasamento jurídico ou esportivo.

E sua colaboração com o America e com o esporte nacional não se restringiu à "pena", sutil, mas afiada. Ele participou ativamente - como atleta, técnico, árbitro e dirigente - do nascimento e desenvolvimento de um dos esportes mais praticados no mundo.

Em 28 de Julho de 1954 foi um dos criadores - é o único ainda vivo - da Federação Metropolitana de Futebol de Salão, atual Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro, a primeira a ser criada e a oficializar as regras da modalidade em todo o mundo. Isso aconteceu na Rua Campos Sales, 118, na sede do America.

E Newton Zarani foi o primeiro atleta inscrito em um campeonato oficial, no ano seguinte. O curioso é que, nesse mesmo campeonato, jogava pelo America no grupo A e atuava como árbitro nas partidas do grupo B.

Vestindo a camisa do America, acumulou as funções de pivô talentoso e técnico vitorioso. Foi também, por muitos anos, diretor de esportes de quadra.

Sua trajetória no esporte é reconhecida internacionalmente. Foram diversos prêmios e menções honrosas, recebidos de várias entidades, no Brasil e no exterior.

Só para citar alguns, da ACERJ (Associação de Cronistas Esportivos do RJ), ele ganhou a Bola de Ouro. Da FFSERJ -Federação de Futsal do RJ -, entre tantas homenagens,  um campeonato que leva seu nome. E do America, entre outros, um Diploma de Reconhecimento por "inestimáveis serviços prestados ao Clube".

Mas a maior vitória foi, sem dúvida, a satisfação de ter construído uma linda família e um lar fundamentado no amor e na honra. Ao lado de sua amada esposa Maria Lúcia, teve três filhos (Charles, Ives e Michelle) e cinco netos (Yago, Kauã, Alexia, Yasmin e Zahra).

E como não mencionar os inúmeros amigos sinceros e admiradores leais que conquistou por onde passou? Afinal, ele se destacou fazendo - com excelência e muita ética - aquilo que mais lhe dava prazer: ajudar seus colegas de profissão. Especialmente aqueles que estavam começando.

Encerro propondo que o ginásio que será construido na nova sede do America receba o nome de Newton Zarani. Afinal, não estaremos apenas eternizando o nome de uma das figuras mais queridas e admiradas do esporte nacional. Estaremos, também, reverenciando os anos dourados do America e resgatando a importância da Rua Campos Sales, 118, na história do Rio de Janeiro e também no esporte brasileiro e mundial.

Obrigado por tudo, Mestre Zarani, "o Charles Miller do Futsal"!


* "O Charles Miller do Futsal" foi a manchete de uma reportagem do Jornal dos Sports sobre Newton Zarani. O título faz referência ao "pai" do futebol brasileiro, Charles Miller, que, em 1894 trouxe da Inglaterra para o Brasil duas bolas de futebol e um livro de regras do esporte.

Fotos: arquivo pessoal. Cedidas por Charles Calomino, filho de Newton Zarani | (1) Na redação do Jornal dos Sports; (2) Agachado, 2° da esquerda para a direita; (3) Agachado, 1° da esquerda para a direita; (4) Cobertura do Sul Americano de Basquete; (5) "O Charles Miller do Futsal", matéria no JS sobre o Newton Zarani, da qual tomei emprestado o título da coluna; (6) Três craques reunidos: Charles Calomino (filho), treinador de Futsal das categorias de base do America, Newton Zarani e Falcão. o melhor jogador do mundo, em homenagem que recebeu da FFSERJ - Federação de Futsal do RJ.

Curta a Fan Page: https://www.facebook.com/oamericatemjeito 

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Série A à vista!

Falta pouco para a Série A (Sandro Vox | americario.com.br)
O America confirmou ontem, na penúltima rodada da Taça Corcovado, um importante trunfo na caminhada de volta à Série A do Campeonato Estadual. A vitória por 2x0 sobre o São Gonçalo, aliada à derrota do Americano (1x2 para a Portuguesa), confirmou a segunda melhor campanha na classificação geral do campeonato.

Isso nos dá duas importantes "cartas na manga". A primeira, direta, é a classificação para um eventual Triangular Final, que decidirá o campeão e o vice-campeão do torneio, que asseguram vaga na Série A de 2016. A segunda é o acesso direto à elite do Campeonato Estadual no próximo ano, sem que haja a disputa da fase final. Isso acontecerá caso a Portuguesa, campeã do 1° turno do campeonato, conquiste também o 2° turno. Nesse caso o time da Ilha do Governador seria declarado campeão e o America, vice.

E para mim não fará diferença se formos campeões ou vice-campeões. A emoção será a mesma!

Já disse aqui - e faço questão de repetir - que não atribuo valor algum a qualquer troféu que porventura seja conquistado nessa Série B. Eu quero é a volta à Série A! Por que? Porque time grande não comemora título de segunda divisão! Comemora - e muito! - o acesso para a primeira! E o America é time grande, sim senhor!

Quero dar os parabéns a todos, atletas, comissão técnica, torcida e diretoria, por mais essa importante vitória. Ela é fruto de muito trabalho e de muita dedicação. Não é por acaso que hoje estamos bem mais próximos de nosso objetivo principal. Mas é preciso manter o foco! Ainda temos que vencer mais algumas batalhas fundamentais.

Mas já é possível olhar à frente com bons olhos. Afinal, logo adiante está a Série A!

#EuAcredito

Nota: em entrevista ao FutRio, o diretor de competições da FERJ, Marcelo Vianna confirmou que o campeão e o vice da Série B terão o acesso garantido à Série A.

Curta a Fan Page: https://www.facebook.com/oamericatemjeito