sexta-feira, 12 de junho de 2015

Newton Zarani: "O Charles Miller do Futsal"*

Hoje uso esse espaço para prestar homenagem a um ícone do esporte: Newton Zarani, grande torcedor do America que, aos 88 anos, esbanja vitalidade e excelente saúde física e mental.

Jornalista esportivo brilhante, trabalhou por anos no extinto Jornal dos Sports. E sempre defendeu o seu America, o nosso America, com unhas e dentes.

Na época da famigerada Copa União, foi uma das poucas vozes na imprensa a se erguer contra o maior ato de tirania já praticado contra um clube de futebol no mundo: o rebaixamento do America por uma "canetada" sem qualquer embasamento jurídico ou esportivo.

E sua colaboração com o America e com o esporte nacional não se restringiu à "pena", sutil, mas afiada. Ele participou ativamente - como atleta, técnico, árbitro e dirigente - do nascimento e desenvolvimento de um dos esportes mais praticados no mundo.

Em 28 de Julho de 1954 foi um dos criadores - é o único ainda vivo - da Federação Metropolitana de Futebol de Salão, atual Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro, a primeira a ser criada e a oficializar as regras da modalidade em todo o mundo. Isso aconteceu na Rua Campos Sales, 118, na sede do America.

E Newton Zarani foi o primeiro atleta inscrito em um campeonato oficial, no ano seguinte. O curioso é que, nesse mesmo campeonato, jogava pelo America no grupo A e atuava como árbitro nas partidas do grupo B.

Vestindo a camisa do America, acumulou as funções de pivô talentoso e técnico vitorioso. Foi também, por muitos anos, diretor de esportes de quadra.

Sua trajetória no esporte é reconhecida internacionalmente. Foram diversos prêmios e menções honrosas, recebidos de várias entidades, no Brasil e no exterior.

Só para citar alguns, da ACERJ (Associação de Cronistas Esportivos do RJ), ele ganhou a Bola de Ouro. Da FFSERJ -Federação de Futsal do RJ -, entre tantas homenagens,  um campeonato que leva seu nome. E do America, entre outros, um Diploma de Reconhecimento por "inestimáveis serviços prestados ao Clube".

Mas a maior vitória foi, sem dúvida, a satisfação de ter construído uma linda família e um lar fundamentado no amor e na honra. Ao lado de sua amada esposa Maria Lúcia, teve três filhos (Charles, Ives e Michelle) e cinco netos (Yago, Kauã, Alexia, Yasmin e Zahra).

E como não mencionar os inúmeros amigos sinceros e admiradores leais que conquistou por onde passou? Afinal, ele se destacou fazendo - com excelência e muita ética - aquilo que mais lhe dava prazer: ajudar seus colegas de profissão. Especialmente aqueles que estavam começando.

Encerro propondo que o ginásio que será construido na nova sede do America receba o nome de Newton Zarani. Afinal, não estaremos apenas eternizando o nome de uma das figuras mais queridas e admiradas do esporte nacional. Estaremos, também, reverenciando os anos dourados do America e resgatando a importância da Rua Campos Sales, 118, na história do Rio de Janeiro e também no esporte brasileiro e mundial.

Obrigado por tudo, Mestre Zarani, "o Charles Miller do Futsal"!


* "O Charles Miller do Futsal" foi a manchete de uma reportagem do Jornal dos Sports sobre Newton Zarani. O título faz referência ao "pai" do futebol brasileiro, Charles Miller, que, em 1894 trouxe da Inglaterra para o Brasil duas bolas de futebol e um livro de regras do esporte.

Fotos: arquivo pessoal. Cedidas por Charles Calomino, filho de Newton Zarani | (1) Na redação do Jornal dos Sports; (2) Agachado, 2° da esquerda para a direita; (3) Agachado, 1° da esquerda para a direita; (4) Cobertura do Sul Americano de Basquete; (5) "O Charles Miller do Futsal", matéria no JS sobre o Newton Zarani, da qual tomei emprestado o título da coluna; (6) Três craques reunidos: Charles Calomino (filho), treinador de Futsal das categorias de base do America, Newton Zarani e Falcão. o melhor jogador do mundo, em homenagem que recebeu da FFSERJ - Federação de Futsal do RJ.

Curta a Fan Page: https://www.facebook.com/oamericatemjeito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário