sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Parabéns, JEC!

No último final de semana, o Joinville garantiu vaga na Série A do campeonato brasileiro de 2015. E por que começo a crônica falando de Joinville, e não de America? Porque os clubes têm muita coisa em comum.

Faz a festa, JEC! Parabéns! (Foto: Divulgação/Joinville E.C.)
Para começar, compartilhamos alguns ídolos. Edu e Moreno, por exemplo, brilharam nos dois clubes.

Ambos se destacaram em campeonatos brasileiros até 1986, o America como uma das forças e o Joinville como coadjuvante brioso e que sempre deu muito trabalho jogando em casa.

Ambos tiveram destaque EM 1986, o America 3° colocado e o JEC, como é carinhosamente chamado o time catarinense, 12°.

E, o pior de tudo: ambos foram rebaixados NA CANETA em 1987, quando da criação da famigerada - para nossas torcidas - Copa União.

E, para desespero das duas torcidas, ambos chegaram ao fundo do poço: as segundas divisões de seus estados! Alijados de qualquer disputa nacional! Parecia o fim!

Só agora, 28 anos depois, o JEC volta à primeira divisão. O America ainda teve um "cala-boca" em 1988, quando teve sua participação confirmada dias antes de começar o campeonato e montou um time a toque de caixa, que foi saco de pancadas de todas as outras equipes!

Segundo Nereu Martinelli, presidente do JEC, o processo de "renascimento" começou em 2008 com a venda de Ramires, atualmente no Chelsea, da Inglaterra. Naquele ano o clube quase fechou as portas devido às dívidas. Mas o dinheiro permitiu o saneamento financeiro da instituição.

Mas o resultado não foi imediato: há 4 anos, o clube não estava nem na Série D do campeonato nacional. E agora, coroa-se o planejamento de longo prazo com o acesso à Série A de 2015!

Este processo, lento e gradual de volta à elite do futebol brasileiro teve início para nós este ano.

Para começar, reestabeleceu-se a LEGALIDADE e a MORALIDADE do clube. Hoje não há, como houve até recentemente, qualquer ligação com atividades criminosas. Não há favorecimento pessoal de qualquer natureza. Foi realizada uma verdadeira FAXINA ética!

Em seguida, em uma decisão arrojada e corajosa, o presidente Léo Almada deu início a uma auditoria profunda para levantamento da divida real do America. E criou um grupo de trabalho formado por algumas das mentes mais brilhantes do clube, que  iniciou negociação com algumas das maiores empresas do Brasil para a construção de uma nova sede social. Tudo com o objetivo de otimizar os recursos disponíveis para sanear as finanças e gerar receita. E, como ele mesmo faz questão de dizer, "sem vender um milímetro sequer de patrimônio".

O plano de saneamento financeiro, fundamental para o início da volta ao lugar que é de direito do America, vem acompanhado de um esforço pessoal do presidente para manter o clube em atividade, montando um time competitivo que está a CINCO jogos da Série D! A mesma que o JEC ficou de fora há quatro anos! E a mesma, estou certo, que marcará mais uma importante etapa em nossa caminhada de volta à elite.

Por isso, hoje minha homenagem é para o querido JEC! Parabéns! A conquista do Joinville é um estímulo e a comprovação de que o America está no caminho certo!

E, principalmente, que o America tem jeito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário