segunda-feira, 16 de março de 2015

Vitória da Resiliência

Vitória? Alguns verão esse título e dirão: "não vencemos, apenas empatamos"! Mas eu afirmo: o título desta crônica não está errado.

Todos sabemos que qualquer estreia envolve uma grande carga de tensão. Não só no futebol, na vida.

Quem nunca sentiu um friozinho na barriga no primeiro dia da escola, do trabalho, no primeiro encontro com a namorada? Isso é normal.

Mas e quando as coisas estão indo bem e, de repente, acontece algo que não correu como planejado? Pior: e se você começa "ganhando" e tem dois revezes em menos de quinze minutos? O que você faz?

A forma como você vai reagir marca sua vida, sua personalidade. Se você baixar a cabeça e se entregar, certamente será difícil sair dessa armadilha mental. Se você "acusa o golpe", mas se mantém focado no objetivo inicial, e consegue buscar forças e se recuperar, você sai fortalecido.

Isso se chama resiliência. Segundo a psicóloga Marisa de Abreu, "os resilientes são aquelas pessoas que passam por dificuldades, como todo mundo, só que a reação deles não é igual a de todo mundo, com eles a coisa é diferente, por mais fortes e traumáticas que sejam as dificuldades, eles superam."

"O resiliente é aquele que, mesmo quando perde o emprego, morre o amigo, a esposa pede o divorcio, repete na escola, ainda assim, ele continua lá, firme e forte, ele não se deixa derrubar. E você se pergunta: “Como esse cara consegue?”. Ele consegue porque é resiliente.", completa Marisa.

E o America mostrou ser uma equipe resiliente. Abriu o placar em um golaço do Léo Rocha, em uma roubada de bola na intermediária. Sofreu a virada e lutou bravamente para buscar o empate em uma obra prima assinada pelo Enric Ferro! Golaço de videogame!

Foi uma importante lição que certamente fortalece o grupo! Esse empate foi uma vitória da resiliência!

Mais um passo foi dado rumo à Série A do Carioca! #EuAcredito

Nenhum comentário:

Postar um comentário