Tia Ruth na festa do Supercentenário do America |
Assistir a um jogo com Tia Ruth ensina muita coisa que deveria ser incluída em cartilhas de boa convivência a serem distribuídas Brasil afora em todas as praças esportivas. Nunca a vi xingar ou mesmo criticar árbitros ou atletas do America ou de outro time. Pelo contrário, quando ela chega a um estádio, ela vai pessoalmente cumprimentar a torcida e os atletas do America e da equipe adversária, além do árbitro e dos auxiliares.
Ela, aos 90 anos, caminha de um lado para o outro da arquibancada durante todo o jogo - acho que mais de dois ou três quilômetros por partida - sempre evocando sua santa de devoção, ganhando ou perdendo o jogo: "minha Santa Terezinha, proteja meus queridinhos, proteja meu America!"
Se o jogo do America for em casa, é motivo para ela escrever uma carta - cada uma delas uma declaração de amor sincero - para seus "queridinhos", os atletas e membros da comissão técnica. E ainda leva flores, que distribui para eles e para alguns felizardos e felizardas - eu e minha esposa já ganhamos algumas!
Ultimamente, sempre que vou a algum jogo do America, no Rio ou no interior, marco com ela e vamos juntos de carro. E é uma alegria tê-la por perto. Ela conta histórias que seriam dignas de um livro de memórias.
Como a final do campeonato de 1960, na qual ela estava grávida e a emoção a fez passar mal e ser levada para o vestiário. Isso fez o time se entregar e jogar a partida da vida deles. Com o apito final do árbitro e vitória sobre o Fluminense por 2 x 1. Calazans, antes mesmo de receber o troféu e a medalha de campeão estadual, correu para o vestiário para dar a notícia a ela! Todos que viveram aquele momento afirmam categoricamente que o carinho e a dedicação dela foram fundamentais para motivá-los.
Pergunte a qualquer um que conviva ou tenha convivido com ela, no America ou fora dele e verá que Tia Ruth é um ser humano diferenciado, evoluído ao extremo. Ela é muito mais que símbolo do America! É símbolo de amor, de entrega, de solidariedade, de compaixão, de dedicação!
Para finalizar gostaria de "cantar" para ela a música que ela sempre canta para nós: "Como é grande o nosso amor por VOCÊ"!
Nenhum comentário:
Postar um comentário