sexta-feira, 30 de março de 2012

O real objetivo deste blog

Tenho recebido alguns e-mails questionando o real objetivo deste blog. Muitos perguntam se quero me candidatar a presidência do America em 2014, ou se quero assumir algum cargo na diretoria, ou mesmo se tenho algum interesse financeiro em relação ao clube.

Posso assegurar, e faço isso agora, publicamente, que não penso em me candidatar a nada em 2014, nem mesmo ao Conselho Deliberativo. Garanto também que não pretendo assumir nenhum cargo nesta ou na próxima administração. Tampouco tenho algum interesse comercial em curto, médio ou longo prazos.

Sou apenas um torcedor do America que, por anos, frequentei estádios com meu falecido pai. Algumas das melhores lembranças que tenho com ele são as vezes que chegávamos para a preliminar no Andaraí, ou em Ítalo Del Cima, ou na Bariri, ou em Conselheiro Galvão, em Moça Bonita, no Godofredo Cruz... A lista é extensa. Os papos na preliminar eram verdadeiras lições de vida.

Meu pai era uma pessoa formidável. Repetiu comigo os momentos que viveu com meu avô, de quem herdei o nome. E le me ensinou muitas coisas, inclusive a nobreza de torcer para o America. Ser America é um caso de amor incondicional. Você acompanha o time em qualquer divisão. Cada vitória é comemorada como uma conquista de título.

Sou de uma época (que saudade!!!) que o America tinha a fama de "nadar, nadar e morrer na praia". Esta fama se devia ao fato de o America ter equipes competitivas, capazes de fazer frente a qualquer time no Rio ou no Brasil.

Quando fomos "garfados" à época da famigerada Copa União, chorei. Quando o time voltou em 1988 e foi rebaixado, depois de tantas disputas de pênaltis (naquele ano as partidas empatadas iam para os pênaltis), chorei.

Depois disso houve uma sequência de insucessos e desmandos por pessoas que, supostamente, eram torcedores fervorosos do America. Mas que não entediam NADA de gestão. O America foi afundando, afundando, até quase fechar as portas. Hoje nem nada mais!!!

Em 2005, colaborei com a diretoria, ao firmar parcerias que proporcionaram uma pré-temporada digna de clube de Série A. Colaborei sem exercer qualquer cargo. Apenas pelo prazer de colaborar.

Havia um trabalho sério desenvolvido pelo então presidente, Reginaldo Mathias. Assumi, a seu convite, a diretoria de marketing do clube e colaborei na formação da melhor equipe que o America teve nos últimos 25 anos. Saí com o sentimento de dever cumprido. O America foi o time de melhor campanha, encheu toda a torcida de orgulho. Perdeu o título? Sim. Havia nadado, nadado e morrido na praia. Mas estávamos voltando a nadar.

Saí para dar maior atenção à vida profissional. Tornei-me empresário, palestrante e, em breve, estarei lançando meu primeiro livro.

Garanto para todos: nos próximos 10 anos não pretendo assumir novamente NENHUM cargo no America. Sonho, sim, em ser presidente, sonho justo e de direito de qualquer torcedor. Mas daqui a 15 anos. Só que para isso o America tem que continuar existindo daqui a 15 anos. Não quero ser presidente de uma massa falida.

Quero colaborar com o clube, ajudar a criar um novo modelo de gestão, mais ágil e mais profissional. Posso fazer isto sem ocupar qualquer cargo.

Quero colaborar no aumento de sócios, levando para o dia a dia do clube pessoas do bem, competentes, honestas e comprometidas com qualidade. Fazer com que estas pessoas formem uma "corrente do bem" e liderem uma renovação dos quadros.

Não vou citar nomes, até para não baixar o nível, mas a diretoria atual tem gente que inclusive já deixou de frequentar o estádio por aliciar menores e incitá-los à violência (isto eu tenho como provar). O que eu quero é varrer do clube quem só quer "se dar bem" com o America. São pessoas frustadas profissionalmente e que tem como maior sucesso na vida um cargo de primeiro ou segundo escalão no clube.

Sei que há gente "do bem" nesta diretoria. Pessoas que estão bem intencionadas e que querem o melhor para o clube. Só que, infelizmente, é mais fácil destruir que construir. O negativo chama mais atenção que o positivo. Acredito que o que houver de bom deve ser mantido e receber apoio. Inclusive estou certo que estas pessoas querem o sucesso deste movimento, que para dar certo,  precisa do apoio de gente "do bem".

Se você quer o bem do America, divulgue nas redes sociais, fale com os amigos, passe esta ideia adiante. Vamos conversar. O America precisa de você.

O America tem jeito. Mas não com esta diretoria.

Mario Linhares
mariolinhares@yahoo.com.br

Siga-me pelo Twitter: @LinharesMario

Nenhum comentário:

Postar um comentário