segunda-feira, 26 de março de 2012

Para ficar ruim tem que melhorar muito!!!

No último final de semana, o America empatou com o "poderoso" Juventus (o de Realengo~, não o de Turim!!!) e terminou a primeira rodada do Returno ainda dentro da zona de classificação para a segunda fase da SEGUNDA  divisão do Rio de Janeiro.

Foto extraída do Site do America. Arquibancada vazia!
O problema é que está empatado em pontos com o Goytacaz (na frente apenas por gols marcados) e com Cabofriense, Angra, Imperial e Juventus colados na classificação. A distânca para o último do grupo é de apenas 3 pontos, ou seja, na próxima rodada o America pode terminar em último.

Mas olhando o twitter, o facebook e o site do clube parece que está tudo bem: as notícias dos times nfantil e juvenil, do futsal, do futebol society, da natação e de outros esportes são animadoras.

Mas o FUTEBOL...

O time é de dar dó!!! Para ficar ruim tem que melhorar muito!!! Um bando escolhido pelos gênios que lideram (?!?) o clube. Não tem padrão de jogo. O Ataque não ataca, a defesa não defende e o meio de campo... Deixa para lá. A culpa não é dos jogadores e nem da comissão técnica. Eles foram contratados por uma diretoria inepta e incompetente e que não saberia gerenciar uma quitanda, quanto mais um dos clubes mais tradicionais do Brasil.

Ah, mas o nosso presidente está corrigindo o curso: mudou o Vice de Futebol. Saiu o Jairo Tadeu e entrou o Bruno Lopes Dias. Claro que, como torcedor, fico na torcida, mas não acredito que esta mudança seja a solução. O transatlântico está afundando e o que o comandante fez? Trouxe um par de boias de inflar - daquelas que colocamos nos braços de nossos filhos quando, ainda pequenos os levamos à piscina - e diz para todos: agora vai. Achamos a solução.

O America não é para amadores. Acabou a época em que ser "torcedor doente" era o atributo buscado em um dirigente de um clube de futebol. Esta qualidade hoje é, inclusive, demérito, já que os clubes buscam pessoas serenas e que tenham, principalmente, experiência em gestão de empresas em outros segmentos.

O America precisa de um "choque de gestão", menos política (e politicagem) e mais planejamento. Precisa ser pensado em curto, médio e longo prazos. Da forma como está, com incêndios diários sendo apagados, não há condições de se desenvolver um trabalho sério e que possa deixar um legado.

A natureza não dá saltos. Para que o America volte a ser grande tem que subir diversos degraus de forma segura e firme. É preciso aproveitar este momento para repensar erros e acertos e criar condições para que o clube retorne à elite fortalecido. E continue evoluindo.

O America tem jeito. Mas infelizmente nossos dirigentes não percebem isso.

Mario Linhares
mariolinhares@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário