quinta-feira, 24 de julho de 2014

"Beira o Ridículo", por Cláudio Borges

Cláudio Borges em foto do seu perfil no Facebook
Li, há pouco, texto publicado pelo Cláudio Borges (foto) em uma rede social e tomo a liberdade de reproduzi-lo na íntegra abaixo. Antes porém, gostaria de dar-lhe os parabéns pelo texto sensato e esclarecedor.

"Sei do imenso amor que o Sr. Gilberto Cardeal sempre teve pelo Clube, da sua dedicação quando esteve à frente de diversas diretorias e vice-presidências e do seu interesse, em um dia, vir a ser presidente do America. Como associado e quite com as suas mensalidades lhe é concedido, estatutariamente, este direito.

Entretanto o que acabei de ouvir, na entrevista que deu para o Célio, beira o ridículo.

Diversos erros ou inverdades foram ditas:

Primeiro: o Célio o apresentou como presidente em exercício. Ele não é presidente em exercício ou de fato, enquanto a ata da sua eleição não for registrada e nem é o presidente de direito enquanto o processo movido pelo Léo Almada ainda não tiver transitado em julgado. Portanto...

Segundo: para a convocação da AGE, constam, algumas na mesma folha, assinaturas em duplicidade e não em folhas diferentes, como disse o Cardeal; Não tinha 150 assinaturas e sim 145.

Terceiro: tem dependentes de associados que assinaram a lista como se associados fossem.

Quarto: disse que os jogadores são do presidente Léo Almada e que ele não tinha responsabilidade quando, na verdade, os atletas são do America conforme está no Bira da Federação. O Presidente Léo somente os contratou. Se acontecesse, não vai acontecer, a necessidade de rescisão o Clube terá que pagar o salário dos jogadores pelo tempo de contrato que falta. Onde encontrarão dinheiro para isto. Mais ação trabalhista.

Quinto: ele não tem poder legal para contratar outro treinador e comissão técnica, pois não tem a ata registrada e nem o processo transitou em julgado.

Sexto: como pode iludir e desmoralizar um profissional vencedor como o Ricardo Barreto submetendo-o ao ridículo de com ele visitar alguns campos para treinamento.

Sétimo: realmente o Clube não está falido porque a legislação não permite que uma associação desportiva sofra esta penalidade. Entretanto, um Clube, como o atual America, com uma dívida entre R$25 e R$ 30 milhões está em estado de insolvência sim pois não tem como pagar.

Oitavo: ele disse que discordava, em muitos assuntos, do presidente anterior, época em que ele era o primeiro vice-presidente, mas nunca comunicou, oficialmente, ao Conselho Deliberativo as irregularidades que entendia estarem sendo praticadas; E, já que não concordava, porque continuou no cargo? Estatutariamente é obrigado a fazê-lo.

Nono: criticou o período e os valores dos contratos firmados com a academia e com a garagem, porém disse, claramente, que os dois o estão ajudando financeiramente. Espero que não venham a querer ser ressarcidos em um futuro breve.

Décimo: iludir os torcedores de que terá patrocínio nos profissionais e juniores. Qual empresa colocará sua marca em um Clube que está sendo ridicularizado na imprensa?

Deixei por último uma declaração absurda do Sr. Gilberto Cardeal em que ele informa, oficialmente, que no Clube funciona, há um ano, um bingo, portanto desde quando era o primeiro vice-presidente.

Disse, ainda, que existe um contrato e se tem contrato os proprietários são obrigados a pagar a mensalidade estipulada e que o Clube recebeu, neste período em que está sentado na cadeira de presidente, os valores que estavam devendo ao Clube, pois o presidente Léo Almada não quis receber e, inclusive, ingressou com uma ação de despejo.

Aceitar dinheiro de contravenção, mesmo que exista contrato, não é crime?

É de se lamentar que a primeira pessoa que curtiu a entrevista tenha sido o Ricardo Barreto."

2 comentários:

  1. Valeu pelo esclarecimento! Queremos um AFC forte.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Cláudio. Sucinto, Objetivo e bastante esclarecedor. Somos torcedores apaixonados pelo MECÃO queremos tudo que possa recuperar o respeito e o prestígio que o Clube merece da imprensa, dos coirmãos e dos demais amantes do futebol, mas o que tem acontecido no Clube, por parte do Cardeal e dos seus correligionários, além de beirar ao ridículo, a insensatez e a loucura só serve para achincalhar ainda mais o nosso MECÃO. Parabéns, mais uma vez, Cláudio. saudações Rubras.
    Sidney Souza

    ResponderExcluir