sexta-feira, 21 de setembro de 2012

A coluna da Marluci e a resposta do presidente

Coluna de Marluci Martins publicada no Extra, ontem (20SET)
Ontem a jornalista Marluci Martins reservou boa parte de sua coluna no Extra para falar de America. O tema rapidamente espalhou-se pela internet nas redes sociais. Em função disso, o presidente Vinícius Cordeiro se manifestou a respeito. 

Tive a oportunidade de trocar algumas mensagens com ele, através do Twitter e do Facebook. Como acho importante debatermos publicamente a situação do America, republico-as aqui.

Importante: para manter a fidelidade do debate, não fiz qualquer alteração. São reproduções literais. Para facilitar a visualização, as reproduções estão em letra vinho.

O primeiro contato foi via twitter, quando publiquei (@LinharesMario): "Até as Kombis foram leiloadas!!!  | !!!   do "

O presidente (@vinicius7070) prontamente respondeu meu tweet, devidamente redistribuído por mim, garantindo a ele o direito de resposta, essencial em um regime democrático:  . O processo de penhora das kombis era anterior a essa gestao. Vergonha foi ficarem quiretos.."

Mais tarde, no facebook, ele comentou a coluna no grupo America Football Club:

"a penhora dos bebedouros e doas kombis vem de 2 a mais anos... de antes do Ulisses Salgado até.. atençao"

"eu nao estava no patio do clube quando arremessaram um ovo. jogaram quando a banda terminava de tocar. era 9 e meia da manha. e o sujeito xingou os PMS.. eu nem estava perto"

"bem. salarios? o maximo de atraso sao 45 dias.. a maior parte atrasados meio mes e um mes. 5 meses? MENTIRA"

"a informaçao sobre uniformes é falsa tb. a nakal mandou de sobra."

Respondi aos comentários do presidente:

"Presidente Vinicius Cordeiro, quando o senhor fala que "salarios? o maximo de atraso sao 45 dias.. a maior parte atrasados meio mes e um mes. 5 meses?" o senhor se refere apenas às questões trabalhistas estabelecidas em contrato via CTPS, firmado em sua maioria com salário mínimo? Ou se refere à maior fonte de receita de um atleta profissional de futebol, que é o Contrato de Cessão de Direito de Imagem? Tenho algumas dúvidas em relação a isso. Não ficou bem claro e aproveito seu espírito democrático para esclarecer essa questão. (1) Os atletas profissionais do America recebem vencimentos provenientes apenas de contratos firmados via CPTS? (2) Há o costume de celebrar Contratos de Cessão de Direitos de Imagem entre atletas e outros profissionais de futebol e o America? (3) Caso esses contratos cíveis sejam firmados (usualmente via Pessoa Jurídica), há algum com atraso de pagamento superior a 45 dias atualmente. (4) Há ou houve em sua gestão qualquer atraso de pagamentos a atletas - ou a qualquer outro profissional do America Football Club - de qualquer obrigação firmada via Contrato de Cessão de Direito de Imagem superior a CINCO meses? (5) O clube está adimplente com obrigações trabalhistas de atletas contratados durante sua gestão? (Note que estou deixando de lado as "mazelas" de gestões anteriores). Note que estou fazendo estas perguntas para dar a oportunidade democrática da principal liderança administrativa esclarecer aos associados, à torcida, à mídia e à memória da instituição, que sua administração é clara e transparente. Proponho inclusive que o senhor assuma o compromisso público de esclarecer estas perguntas, estas dúvidas que tanto nos atormentam e que tem gerado tantos boatos (INFUNDADOS, ESTOU CERTO) a respeito de sua honra e caráter. Torne este compromisso ainda mais claro e crie um desafio, que caso alguém comprove com documentos que suas respostas a respeito destes temas não condizem com a verdade, o senhor renunciará imediatamente à presidência e à qualquer outro cargo no clube, renunciado a seu título de sócio. Estou certo que o senhor consegue ser transparente e fazer jus à simpatia que já declarei nutrir pelo senhor e à certeza que tenho a respeito de seu caráter e honestidade. Prometo que serei o primeiro a dar voz a sua resposta!!! Reitero que não tenho nada pessoal contra o senhor, só quero o bem do America!!!"

A pronta réplica do presidente:

"olha suas perguntas sao mt pertinentes... vou tentar esclarecer entao"

"quando falo do atraso de um mes ou metade de um mes em quase 70% do elenco estou ENGLOBANDO tudo: direito de imagem e salario de carteira..."

"nao há atraso superior a isso (45 dias) no elenco profissional.. alias quase 80% do elenco ofi contratado ha menos de 45 dias.."

"em minha gestao... incluindo-se a interina... nao há ate o momento RTs provenientes de atletas..ao contario de outras que geraram centenas de RTs.."

"a comissao tecnica que saiu..saiu em dia..ha apenas resquicio de 18 dias a ser pago no inicio do prox mes.."

"os leiloes de kombis e etc... primeiramente foram de RTS de gestoes de 6 a 10 anos atras... e de penhoras havidas ha mais de 2 anos até.."

"aquela do onibus tb foi dose. TODOS os jogos tem o onibus da ponte coberta. so que a CT do lucho facultou alguns jogadores que fossem com carro conduçao propria.. ha pessoas que viram nisso outra coisa. infelizmente. mas a noticia, repito é maldosa.."

Há pouco eu postei a tréplica:

"Presidente, 
Inicialmente agradeço novamente seu espírito democrático. Obrigado pelas respostas. Mas fiquei ainda com algumas dúvidas.
(1) O senhor menciona que 70% do elenco tem atraso de um mês ou metade disso e que 80% tem menos de 45 dias de casa. Isso significa que estes jogadores recentemente contratados ainda não viram qualquer tipo de pagamento?
(2) O senhor menciona inexistência de RTs (imagino que se refira a Reclamações Trabalhistas. Caso a abreviação tenha outro significado, peço que me desculpe e esclareça) em sua gestão. Isso significa que o America ainda não foi notificado judicialmente por nenhum profissional contratado durante a sua administração, certo?
(3) O senhor como brilhante causídico poderia esclarecer para nós leigos no Direito, quanto tempo usualmente um profissional leva entre se desligar da empresa com a qual ele tem vínculo empregatício (CTPS), procurar aconselhamento jurídico, constituir advogado, ajuizar uma ação trabalhista, ser feita a distribuição, entrar na pauta e ser expedida notificação? Mais duas questões jurídicas, que podem ser brilhantemente esclarecidas pelo senhor: qual o tempo de prescrição de questões trabalhistas? A não existência de notificações trabalhistas até a presente data é GARANTIA de que NÃO haverá qualquer ação ajuizada pelos profissionais que trabalham ou que trabalharam sob sua gestão dentro desse prazo prescricional?
(4) Durante sua gestão (incluindo a interina), não houve, em nenhum momento dívida trabalhista (CTPS) ou de Direito de Imagem superior a 45 dias? Com nenhum profissional ligado ao Departamento de Futebol (Técnico, Auxiliares, Preparadores Físicos, Médicos, Fisioterapeuta, Roupeiro, Massagista, atleta, Seguranças, enfim, qualquer profissional que atue direta ou indiretamente no departamento)?
(5) Durante sua gestão, nenhum dos profissionais das categorias descritas no item anterior se desligou do clube com qualquer tipo de dívida trabalhista ou cível, que poderá acarretar dentro do prazo prescricional algum tipo de ação judicial?
(6) Mais uma consulta jurídica: o não repasse de valores recolhidos de profissionais com vínculo empregatício (FGTS, INSS etc) infringe alguma(s) Lei(s) vigente(s) no país? Qual(is)? Qual(is) a(s) pena(s) prevista(s)?
(7) Os encargos trabalhistas de responsabilidade do - ou retidos pelo - empregador referentes aos contratos de trabalho (CTPS) dos profissionais mencionados no item 4 estão em dia?
(8) Para finalizar, eu sugeri que o senhor assumisse o compromisso de renunciar caso alguém pudesse produzir provas de que as informações prestadas publicamente pelo senhor são inverídicas. Essa atitude mostraria a todos, associados, torcida, profissionais, mídia e sociedade que o senhor nada tem a temer. Como o senhor se pronuncia em relação a isso?
Lembre-se: "A verdade vos libertará"."

Até o momento o presidente não respondeu. Como de hábito, preservando o debate democrático, garantirei a ele a publicação integral e sem edição de seus comentários aqui, neste mesmo post.

Presidente, aproveito para reiterar que este espaço pretende apresentar soluções para o America. Não tem cunho pessoal. O que eu e os verdadeiros torcedores queremos é o sucesso do time e do clube. Terei prazer de publicar suas sugestões, de fomentar o debate sadio e de, finalmente, apresentar o PLANO DE GESTÃO da atual administração. 

O America tem jeito.

Mario Linhares

P.S.: O site do America publicou ontem nota oficial sobre a coluna de Marluci Martins. Para ler a nota oficial, clique aqui.

3 comentários:

  1. Mário, algo muito grave que está acontecendo e que não acontece com América MG ou Portuguesa, que são times mais ou menos com o mesmo perfil do nosso, é que há um hiato de pelo menos 10 ou 15 anos na formação de torcedores. Isso é terrivelmente desastroso para que se possa um dia convencer patrocinadores a investir no clube, sem contar, claro, a má gestão de diversas diretorias em sequência.
    (não sou anônimo, sou apenas burrinho em informática e não consegui me cadastrar direito)
    Marco Varella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marco, há duas formas de se formar torcida: ganhar títulos ou tomar ações junto a futuros torcedores. Esse problema de falta de torcida não se resolve da noite para o dia. Leva anos, décadas. É preciso reconstruir a imagem. Há diversos estudos sobre o tema. O importante é que a maior torcida do Brasil é composta por... "não tenho time"!!! Há vários motivos para isso. A estratégia tem que ser conquistar parte desses torcedores em curto prazo e trabalhar crianças do ensino fundamental (7 a 14 anos) com ações como acesso em jogos e treinos, palestras de jogadores etc. Solução tem. É fácil? Não. Mas pode ter certeza: o America tem jeito.

      Excluir
  2. Mario e Marco, vou a todos os jogos do America e nunca vi nosso clube e nosso time como hoje. Só a torcida (que persevera heroicamente) pode salvar nosso grande America, se unindo, se mobilizando e agindo, sobretudo através de espaços como o seu blog, envolvendo a imprensa, autoridades e torcedores ilustres. Nada justifica a situação atual! Clubes que não tem torcida nenhuma, tradicão nenhuma e nem uma década de existência, disputam a primeira divisão do Rio e a segunda do Brasil. Não dá pra aceitar que a quinta maior torcida do Rio(temos ainda pelo menos cerca de 200.000 torcedores) sofra tanto por tanto tempo! Não dá pra crer que um clube e um time do porte do America, com tantas glórias, tradição e história permaneça na situação atual. O America é patrimônio do Rio! E do Brasil! Se o America perde,perdem todos os cariocas. Ou o Romário volta ou nos mobilizamos para acabar de vez com essas administrações desastrosas.
    Proponho uma campanha, um movimento tipo SOS AMERICA!!!
    MARCUS VINICIUS

    ResponderExcluir