Eu não sou uma pessoa supersticiosa. Pelo contrário: acredito que nosso destino está em nossas mãos.
Acredito também em planejamento.
Acredito que toda ação que tomamos pode desencadear inúmeras consequências e que planejar é se antecipar e buscar alternativas para cada uma delas.
No futebol, por exemplo, não se pode prever o resultado de UM jogo. Mas pode-se, SIM, prever o desempenho de um time em um campeonato, em uma temporada.
O planejamento NÃO decide se o time será campeão, isso muitas vezes depende de UM jogo. Mas pode definir objetivos como estar entre os três melhores.
O importante é: para ser campeão você tem que, antes de mais nada, ficar entre os TRÊS primeiros.
TUDO o que pode acontecer deve estar previsto e TODA a equipe deve estar preparada psicologicamente para as ações a serem tomadas caso determinada situação aconteça. É preciso ser PROATIVO, ao invés de REATIVO.
Quer dizer que o planejamento evita a possibilidade de erros?
Não. Absolutamente. Mas certamente reduz MUITO a incidência deles.
Errar é da natureza humana. Vamos errar SEMPRE. O que é preciso é termos humildade para reconhecer que erramos e aprender com nossos erros. Evoluir com eles. Não cometer novamente os mesmos erros. E, principalmente: já que errar é uma certeza, temos que prever que erros poderão ser cometidos e qual ação deve ser tomada para cada caso. É o famoso "Plano B". Isso é planejar.
Por que escrevo tudo isso e coloco um trevo de quatro folhas como imagem deste post?
Hoje o America perdeu mais uma partida. Por 1 x 0. Desta vez para o Nova Iguaçu, em Edson Passos. E mais uma vez atribuiu-se a derrota à famigerada falta de sorte ("Os rubros foram superiores em grande parte do jogo, levaram o gol em um lance de sorte". publicado na página oficial do America no Facebook).
Perder faz parte do futebol. Faz parte da vida. Há várias maneiras de perder. A forma como o America vem perdendo é a pior delas. É horrível. É vergonhosa. Mas faz parte do futebol.
O America - 2012, versão Vinícius Cordeiro, infelizmente faz parte dos times mais medíocres e fracassados do futebol mundial dos últimos 20 anos.
Se fizerem uma lista dos 100 MAIS MEDÍOCRES verão que TODOS tem algo em comum. Ou melhor, NÃO TEM algo em comum: NÃO TEM PLANEJAMENTO.
Analise esses 100 times. Todos trocam de treinador mais de três vezes no ano, contratam jogadores sem critério, vão tentando se ajeitar e são engolidos sem dó nem piedade pelos adversários.
E TODOS tem outra coisa em comum. Todas as diretorias de times medíocres e fracassados, SEM EXCEÇÃO, procuram as desculpas mais esdrúxulas para acalmar a "IRA" da torcida.
Já ouvi de tudo. As justificativas mais esfarrapadas. Mas a desculpa mais utilizada - inclusive pela diretoria do America na gestão (?!?) de Vinícius Cordeiro - é, sem dúvida, a FALTA DE SORTE.
Se formos contar todos os insucessos que o America teve este ano - sejam derrotas, empates e desclassificações - na maioria absoluta, o discurso oficial no web site, no facebook ou no twitter foi que "faltou sorte"!!!
A "falta de sorte" inclusive foi tema de um post meu durante a Série B ("A maior falta de sorte do mundo!!!") e de muitos comentários em vários outros.
Isso é uma afronta a quem tem um mínimo de inteligência e de bom senso. Perder um jogo por lance fortuito é usual em qualquer esporte. Mas, lutar para não cair para a Série C, contratar QUATRO treinadores e quase CINQUENTA jogadores em MENOS DE UM ANO não é falta de sorte!!! É FALTA DE PLANEJAMENTO!!!
O presidente me informou, via twitter, que não é possível planejar com R$ 6 milhões execuções trabalhistas e mais R$ 6 milhões em execuções fiscais e que fazia sacrifícios de seu bolso para manter os salários em dia ("O America não precisa de sacrifício. Precisa de GESTÃO!!!).
Ficam algumas perguntas: será que se houvesse um mínimo de planejamento, o clube não teria gasto MUITO menos e obtido resultados MUITO melhores? Será que não teria sido melhor NÃO disputar a Copa Rio?
Vai ver estou errado. Vai ver que o problema do America é realmente a FALTA DE SORTE.
Por via das dúvidas, presidente, aceite este trevo de quatro folhas vermelho. Porque se as mídias oficiais do clube estiverem corretas e realmente for falta de sorte, o senhor é o presidente MAIS AZARADO que o clube já teve em 108 anos de história.
Presidente, seja por falta de sorte, ou por falta de capacidade administrativa, ou porque liderar (?!?) o America neste momento seja um sacrifício acima de suas condições, #PedeParaSair.
O America tem jeito.
Mario Linhares
P.S.: Reforço que não recebi, até o momento, nenhuma resposta do Presidente Vinícius Cordeiro sobre este post e, nem mesmo, sobre o anterior. E também que, seguindo o mais democrático dos princípios, o do debate livre e civilizado, coloco este blog à disposição dele e de qualquer outra pessoa para publicação NA ÍNTEGRA, de qualquer réplica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário