terça-feira, 18 de setembro de 2012

A despedida de Lucho Nizzo

Lucho Nizzo foi técnico da Seleção Brasileira Sub 17, antes de dirigir o America 
O técnico Lucho Nizzo pediu demissão do America hoje. Abaixo transcrevo (letras com a cor vinho) a mensagem enviada a amigos, publicada no grupo America Football Club do Facebook pelo jornalista e torcedor do America, Marcelo Castilho.

AMIGOS,

Hoje terça feira 18 de setembro, logo após o treino da manhã e passados 3 meses e 7 dias no comando do AMÉRICA FUTEBOL CLUBE, comuniquei ao Sr MIGUEL ÂNGELO (Diretor de Futebol Profissional) e o Sr Marcos Mesquita (Supervisor de Futebol), o meu desligamento do Comando Técnico do América.

Apesar das dificuldades aqui Já relatadas durante todo esse período, conseguimos montar uma equipe, que se não retrata a Força do América no Contexto Futebolístico Nacional, procurou com TRABALHO, SERIEDADE, DEDICAÇÃO, EMPENHO, COMPROMETIMENTO e LISURA, representar bem o manto RUBRO, desse tão querido e respeitado Clube.


Procurei sempre realizar o melhor para o clube, mas a falta de Estrutura, Retaguarda e Suporte da Direção, foram minando o nosso trabalho.Sentimos muito a falta de apoio e presença da direção do clube no dia dia de trabalho, o que poderia ter ajudado muito, para que esses fatos não ocorressem.

O abandono retratado na FAIXA dos Jogadores, foi real e mas do que isso, a falta de comunicação da Direção em relação a situação financeira do clube, foi determinante para que chegasse a esse ponto.Os jogadores ficavam sempre aguardando uma posição em relação aos salários, mas não recebiam resposta , muitas vezes intervi para que não atrapalhasse o andamento dos trabalhos, mas chega um momento que não podemos aceitar tal atitude.Testemunhei varias vezes jogadores ligando para o Presidente e não sendo atendido, assim como eu , o diretor e o Marquinhos.

Na verdade , faltou por parte da direção do clube, HABILIDADE, CONHECIMENTO, POSTURA e EXPERIÊNCIA para lidar com todos esses problemas. Sou Professor de Educação Física e treinador de futebol formado ha 24 anos, não havia ainda passado por isso, mas entendo que toda essa situação não pode ser debitada na conta do Clube (Instituição), que esta acima de tudo isso, e sim aos inexperientes Dirigentes .

Resolvi tomar tal atitude hoje, pois não aceitava a declaração que o Presidente deu ao diretor, de que tudo aquilo que havia ocorrido (Episódio da SEDE e FAIXA) foi motivado por mim, e que ele iria me demitir caso eu não me retratasse a ele. Isso nunca iria ocorre, jamais!!!! Pois não tive participação em nada, foi tudo por conta do grupo de jogadores, e ele na verdade sabe disso, mas quer arrumar um boi de PIRANHA, mas esse não será eu.

E ontem ele fez contato com um treinador para o meu lugar, só que ele como é pato novo no Ramo, não sabia que o treinador iria me avisar.Hoje ao chegar ao clube para dar treino, fui sondado pelo diretor Ângelo,sobre a possibilidade de liberar os meninos do juniores para um jogo muito IMPORTANTE contra o Vasco.Disse a ele que não iria liberar, pois estava com 23 jogadores (pois após a liberação do JUNIOR, LEANDRO, JEAN e MARCINHO) não recebi nenhum jogador e precisaria deles para treinar, pois teríamos um jogo decisivo no final de semana.

Como liberar?? como eu treinaria hoje, amanhã e quinta?? Não teria jogadores suficientes para tal e além disso o Juniores não ENCERROU UM CICLO????? Ou por ter perdido o jogo contra a Portuguesa e MADUREIRA, joga-se o Planejamento na lata de lixo??? Onde esta o tal PLANEJAMENTO DE RENOVAÇÃO DE JOGADORES??? Porque perdeu tem que buscar os meninos do profissional???

Modesta a parte, entendo um pouquinho de fut de base, pois iniciei lá, mas não foi nas COXAS!!!!

Amigos, desculpe a minha revolta, desculpe não continuar, mas sou um Profissional e mereço Respeito.Não posso Compactuar com isso,não é o meu PERFIL, tenho Dignidade, e minha Moral , esta longe disso.
Deixo aqui o meu agradecimento a todos que sempre respeitaram o meu trabalho e muito me ajudaram nessa caminhada, desculpe qualquer coisa, pois antes de treinador também sou humano, com sujeito a erros..Sinto muito mesmo pelo AMÉRICA, pois não merece isso, mas a vida segue.

Agradeço aqui a todos os funcionários do estadio, em especial ao Sr Sebastião,a Tia que da Apoio aos jogadores residentes, Natal (ROUPEIRO) figura incansável, Porteiros, Funcionários do Campo, Azambuja, Cristiano, Aldo, CÉLIO, Minha Comissão Técnica incansável, e a todos os meus jogadores, homens de caráter e comprometidos com a causa.

O meu muito Obrigado e beijão no coração de todos.

LUCHO NIZZO

Confesso que fiquei perplexo.

Primeiro, porque todos conhecem o caráter ilibado do Lucho. Profissional vitorioso, ético, sério e competente. Uma declaração bombástica dessas, vinda de uma pessoa que conhece o dia a dia do clube, pois vivenciou nos últimos três meses a (falta de) estrutura, confirma tudo o que temos falado aqui.

Segundo, porque ele afirma que, em 24 anos de futebol, não havia ainda passado por situações como as descritas acima. Ou seja, A SITUAÇÃO É REALMENTE GRAVE.

Terceiro, porque comprova que a atual diretoria, liderada (?!?) pelo presidente Vinícius Cordeiro, não sabe que caminho seguir! Estão TODOS completamente perdidos!!! 

Há muito mais, mas para finalizar, o que acho pior: o assédio moral gravíssimo, com ameaça de demissão caso Lucho não assumisse algo que com certeza não fez, pois não é de sua índole. Isso não é só incompetência: é desvio de caráter. É baixo demais.

É pena que isso viesse a público em uma data tão especial, mas no final das contas, esse foi um grande presente: mostrar a todos que o futuro com Vinícius Cordeiro à frente do America é sombrio.

Lucho, saia de cabeça erguida: nós, torcedores, pessoas de bem que desejamos o sucesso da instituição agradecemos seu empenho, sua liderança, sua dedicação. Obrigado por tudo. Esperamos poder tê-lo novamente como técnico, mas com um presidente e uma diretoria que mereçam um profissional ético, sério e eficiente como você.

Presidente, #PedeParaSair.

O America tem jeito.

Mario Linhares

Nenhum comentário:

Postar um comentário