terça-feira, 18 de setembro de 2012

America: 108 anos de glórias

10 8 anos de "...  mulitas glórias, surgirão outras depois..."
Há exatos 108 anos, Alfredo Köhler, Alberto Koltzbucher e Jayme Pereira Machado decidiram fundar um clube de football. Nascia o AMERICA FOOTBALL CLUB. 

Inicialmente o uniforme era preto e branco, alterado para o vermelho e branco atuais em 1908, por sugestão de nosso eterno capitão, Belford Duarte.

Sou muito grato a todos os momentos felizes que o clube me proporcionou, aos jogos que assisti no Maracanã, Andaraí, Ítalo Del Cima, Moça Bonita, Bariri, Conselheiro Galvão, Laranjeiras, São Januário, Caio Martins, Pacaembu, Mineirão, Parque do Sabiá, Olímpico, Beira Rio, Couto Pereira, Giulite Coutinho... ufa!!! Foram mais de 50 estádios ao longo de pouco mais de 40 anos. 

Meu primeiro jogo é inesquecível: America x Flamengo, no dia dos pais. Tinha seis anos. Fui com meu pai, minha mãe, meu tio, meus irmãos e meus primos. Ao entrar no imponente Maracanã, me deparo com uma carrocinha do cachorro quente Geneal. Lembro do gosto do cachorro quente com grapete!!! Detalhes do jogo, me lembro pouco, mas meu pai me levantando no colo e vibrando, isso é inesquecível.

Lembro da final da Taça GB em 1974. Montei até um time de botão (de galalite!!!) que tinha como principais jogadores o Alex, o Ivo, o Edu e o Luisinho. 

Lembro principalmente da semifinal do Brasileiro de 1986,contra o São Paulo. Maracanã lotado. De arrepiar.

Nestes belos momentos, tive a meu lado, meu já falecido pai, meu melhor amigo. Estes momentos foram tão marcantes que nunca mudei de time, ao contrário de meus irmãos.

Hoje, agradeço a todos, agradeço ao meu, ao nosso, glorioso Campeão dos Campeões.

Parabéns America.

O America tem jeito.

Mario Linhares  

Nenhum comentário:

Postar um comentário