terça-feira, 7 de julho de 2015

Está no ar o america.blog.br


Está no ar o america.blog.br, projeto que nasceu por esses dias, após uma conversa com o amigo Cadu Belmonte, depois que ele me falou sobre a campanha #SomosTodosAmerica.

A ideia é ter um site completo sobre o America com crônicas, reportagens, histórias e uma mesa redonda semanal com a participação de convidados, pelo YouTube.

Aproveitamos o triangular final para colocar no ar a primeira versão que, aos poucos vai tomar corpo e forma. Toda semana teremos novidades, com uma crônica minha e outra do Cadu, além de termos sempre a participação de um cronista convidado. A estreia fica por conta do 2° vice-presidente do America, Ricardo Florentino, que irá a Campos e nos brindará com uma resenha de Americano x America, estreia do Mecão no triangular final.

O Paulo Carreira assinará uma seção sobre as histórias do America, mostrando o rico acervo que ele reuniu em seu grupo e página do Facebook.

E em breve vamos nos reunir toda a semana com convidados para falar de futebol e outros assuntos em um debate com foco exclusivo ao America. A produção será do Dominique Biniou da Rio Web TV.

Já criamos uma Fan Page no Facebook (https://www.facebook.com/americablogbr)  para receber suas fotos, sugestões e críticas.

Curta a Fan Page e participe, afinal, #SomosTodosAmerica.


sábado, 4 de julho de 2015

#SomosTodosAmerica

Cristo Redentor se ilumina de vermelho! O Rio todo torce pela volta do America à elite do futebol carioca!

Hoje começou o triangular final da Série B do Rio, que garante duas vagas na Série A do Campeonato Estadual de 2016.

No Estádio Luso Brasileiro, na Ilha do Governador, a Portuguesa venceu o Americano por 1 x 0, gol de Pessanha.

Na próxima semana, o America viaja a Campos, onde estreia na fase decisiva contra o Americano, na próxima quarta-feira (08/07), às 20h, no Estádio Ary de Oliveira e Souza. Depois, no domingo (11/07), receberá no Estádio Giulite Coutinho, em Edson Passos, a Portuguesa, encerrando o primeiro turno.

Essas duas partidas serão de extrema importância para a conquista do objetivo principal do America: a volta à elite do futebol carioca. A torcida precisa comparecer em massa, e, principalmente em casa, fazer valer o fator campo.

O America é o time grande desse campeonato e precisa mostrar isso dentro e fora das quatro linhas. 

Dentro de campo, nossos guerreiros comandados pelo técnico Ricardo Cruz, certamente entrarão 100% focados. Tenho falado com alguns deles e posso garantir que querem fazer história com a camisa do America. E estou certo que farão.

E, nas arquibancadas, a torcida começa a preparar uma festa digna das maiores torcidas do Brasil. A tendência é que batamos o recorde de público da competição. E temos que apoiar os noventa minutos! Temos que "jogar" com o time! 

Vá aos jogos! Use uma camisa vermelha! Torça, vibre e apoie o tempo todo! É a hora de desconcentrar nossos adversários! Pressioná-los! Desconsertá-los! Mas lembre-se: sempre em paz. Sem violência.

Vamos mostrar nossa força também nas internet. Nas redes sociais! Estou aderindo à campanha lançada pelo Cadu Belmonte e, a partir de hoje, vou adotar a hashtag #SomosTodosAmerica em minhas crônicas e postagens! 

Se você torce ou simplesmente simpatiza pelo America, faça o mesmo! Compartilhe o máximo de mensagens e postagens com essa expressão! 

Vamos juntos! O Rio merece o America de volta  à Série A! Afinal, #SomosTodosAmerica!

Em tempo: para quem não conhece, o Cadu Belmonte é um torcedor apaixonado e também criou o slogan e o logo "America: Patrimônio do Rio"! Parabéns, Cadu!

quinta-feira, 2 de julho de 2015

America atento aos bastidores

Falei mais cedo com o presidente Léo Almada (foto) e, há pouco, com o amigo Mauro Chidid. Ambos confirmam: o America enfrentará a Portuguesa no Estádio Giulite Coutinho no domingo, 12 de julho, às 15h00. O jogo estava marcado inicialmente para o sábado (11/07), no mesmo horário.

O motivo da mudança?

O America enfrentará o Americano em Campos na quarta (08/07) às 20h00, em partida originalmente programada para 15h00. Com isso, a equipe retornará ao Rio somente na madrugada de quinta-feira.

Preocupado com o desgate da viagem, o presidente enviou ofício à FERJ, Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, solicitando a mudança, alegando que a alteração do horário da partida em Campos prejudicaria a recuperação dos atletas.

Pedido deferido! Nossos guerreiros terão mais um dia para se recuperar!

Parabéns à diretoria! Campeonatos são ganhos também fora de campo!

#EuAcredito

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Evaristo de Macedo: 82 anos

Evaristo treinou a Seleção e o America em 1985
Hoje abro esse espaço para homenagear uma das figuras mais ilustres do futebol mundial: Evaristo de Macedo, que completa 82 anos.

Evaristo foi um dos maiores atacantes do futebol mundial, um dos raros e um dos primeiros - a ser ídolo tanto no Barcelona quanto no Real Madrid. Afinal foram 8 títulos na Espanha, 6 pelo clube catalão e 2 pelos merengues.

Jogou em uma época em que não era comum ver um atleta que defendesse um clube de fora do país vestir a camisa da Seleção! Astro do Flamengo na década de 1950, era candidatíssimo a ser um dos 22 jogadores convocados para a Copa de 1958, na Suécia.

Integrou o quarteto ofensivo da Seleção até abril de 1957, quando uma transferência mudou totalmente a história. "Fui vendido aos 24 anos para o Barcelona e nunca mais voltei a vestir a camisa da Seleção Brasileira. Uma pena, uma pena...", disse ele em certa vez em uma entrevista.

Na Catalunha, recebeu um telefonema às vésperas da convocação final para o Mundial de 1958. "Era o coordenador técnico Carlos Nascimento. Ele me disse: ‘Evaristo, vamos dar início aos treinos para a Copa e a comissão técnica deseja que você solicite ao Barcelona a sua liberação’. Tentei, mas o clube não me liberou. A Espanha não tinha se classificado para o Mundial da Suécia e os clubes de lá resolveram manter o Campeonato Nacional normalmente, sem abrir mão de ninguém."

Quando informou à antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD) a negativa do Barça, Evaristo percebeu a tristeza de Nascimento: "Puxa, rapaz, que pena! O Vicente Feola (técnico) estava ansioso para vê-lo jogar ao lado de um neguinho bom de bola que surgiu lá no Santos".

Pela Seleção marcou 8 gols, cinco deles em uma única partida - 9x0 sobre a Colômbia na Copa America de 1957 - fato jamais igualado por nenhum outro atleta.

Como treinador, também teve grande destaque e chegou a comandar a Seleção em 1985. No mesmo ano, pouco depois, assumiu o America na disputa do Campeonato brasileiro. Treinou ainda outras grandes equipes do Brasil, como Flamengo, Vasco da Gama, Bahia, Grêmio, Corinthians, Santa Cruz, Vitória, Atlético Paranaense e Cruzeiro. Conquistou títulos importantes como o Campeonato Brasileiro (Bahia), Copa do Brasil (Grêmio) e mais de 20 outros campeonatos.

Parabéns, Evaristo, pela linda carreira! Saúde e vida longa!

domingo, 21 de junho de 2015

Vai que é tua, Ricardo Cruz!

O America foi eliminado na semifinal da Taça Corcovado pela Portuguesa. Aguarda agora a final entre o time da Ilha do Governador e o Americano de Campos, com vantagem para a Lusa.

Caso o resultado do primeiro turno se repita e a Portuguesa vença também o segundo turno, conquistará a série B do campeonato estadual e o America conquistará o seu objetivo na competição: o acesso à Série A.

Caso o vencedor seja o Americano, haverá a disputa de um triangular final, com a inclusão do America. Os campeões dos turnos entram, então, com um ponto de bonificação e todos os times jogam entre si em turno e returno.

Mais cedo, conversei longamente com o presidente Léo Almada sobre o jogo e sobre o que vem pela frente. Ele está muito confiante com o retorno do clube à elite do futebol carioca. E me disse que ficou satisfeito com a evolução do time nas duas partidas da semifinal e, por isso, manterá Ricardo Cruz como técnico até o final dessa Série B. Essa decisão foi tomada em comum acordo com o próprio Ricardo e tem o apoio do grupo de jogadores.

Escrevo essa informação a pedido dele. Pois ele quer eliminar qualquer boato sobre um novo técnico. Há inúmeros rumores que dão como certa a contratação de determinado técnico ou a negociação em andamento com outros profissionais. Todos esses comentários estão longe da realidade.

O que há de concreto é que Ricardo Cruz tem a confiança do presidente e dará prosseguimento ao belo trabalho que vem fazendo. E essa confiança é merecida: o Ricardo é um profissional sério e competente que tem uma longa experiência em equipes vencedoras. É uma pessoa querida por todos no clube e no futebol. E, tenho certeza, será fundamental nessa volta do America à primeira divisão!

#EuAcredito

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Newton Zarani: "O Charles Miller do Futsal"*

Hoje uso esse espaço para prestar homenagem a um ícone do esporte: Newton Zarani, grande torcedor do America que, aos 88 anos, esbanja vitalidade e excelente saúde física e mental.

Jornalista esportivo brilhante, trabalhou por anos no extinto Jornal dos Sports. E sempre defendeu o seu America, o nosso America, com unhas e dentes.

Na época da famigerada Copa União, foi uma das poucas vozes na imprensa a se erguer contra o maior ato de tirania já praticado contra um clube de futebol no mundo: o rebaixamento do America por uma "canetada" sem qualquer embasamento jurídico ou esportivo.

E sua colaboração com o America e com o esporte nacional não se restringiu à "pena", sutil, mas afiada. Ele participou ativamente - como atleta, técnico, árbitro e dirigente - do nascimento e desenvolvimento de um dos esportes mais praticados no mundo.

Em 28 de Julho de 1954 foi um dos criadores - é o único ainda vivo - da Federação Metropolitana de Futebol de Salão, atual Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro, a primeira a ser criada e a oficializar as regras da modalidade em todo o mundo. Isso aconteceu na Rua Campos Sales, 118, na sede do America.

E Newton Zarani foi o primeiro atleta inscrito em um campeonato oficial, no ano seguinte. O curioso é que, nesse mesmo campeonato, jogava pelo America no grupo A e atuava como árbitro nas partidas do grupo B.

Vestindo a camisa do America, acumulou as funções de pivô talentoso e técnico vitorioso. Foi também, por muitos anos, diretor de esportes de quadra.

Sua trajetória no esporte é reconhecida internacionalmente. Foram diversos prêmios e menções honrosas, recebidos de várias entidades, no Brasil e no exterior.

Só para citar alguns, da ACERJ (Associação de Cronistas Esportivos do RJ), ele ganhou a Bola de Ouro. Da FFSERJ -Federação de Futsal do RJ -, entre tantas homenagens,  um campeonato que leva seu nome. E do America, entre outros, um Diploma de Reconhecimento por "inestimáveis serviços prestados ao Clube".

Mas a maior vitória foi, sem dúvida, a satisfação de ter construído uma linda família e um lar fundamentado no amor e na honra. Ao lado de sua amada esposa Maria Lúcia, teve três filhos (Charles, Ives e Michelle) e cinco netos (Yago, Kauã, Alexia, Yasmin e Zahra).

E como não mencionar os inúmeros amigos sinceros e admiradores leais que conquistou por onde passou? Afinal, ele se destacou fazendo - com excelência e muita ética - aquilo que mais lhe dava prazer: ajudar seus colegas de profissão. Especialmente aqueles que estavam começando.

Encerro propondo que o ginásio que será construido na nova sede do America receba o nome de Newton Zarani. Afinal, não estaremos apenas eternizando o nome de uma das figuras mais queridas e admiradas do esporte nacional. Estaremos, também, reverenciando os anos dourados do America e resgatando a importância da Rua Campos Sales, 118, na história do Rio de Janeiro e também no esporte brasileiro e mundial.

Obrigado por tudo, Mestre Zarani, "o Charles Miller do Futsal"!


* "O Charles Miller do Futsal" foi a manchete de uma reportagem do Jornal dos Sports sobre Newton Zarani. O título faz referência ao "pai" do futebol brasileiro, Charles Miller, que, em 1894 trouxe da Inglaterra para o Brasil duas bolas de futebol e um livro de regras do esporte.

Fotos: arquivo pessoal. Cedidas por Charles Calomino, filho de Newton Zarani | (1) Na redação do Jornal dos Sports; (2) Agachado, 2° da esquerda para a direita; (3) Agachado, 1° da esquerda para a direita; (4) Cobertura do Sul Americano de Basquete; (5) "O Charles Miller do Futsal", matéria no JS sobre o Newton Zarani, da qual tomei emprestado o título da coluna; (6) Três craques reunidos: Charles Calomino (filho), treinador de Futsal das categorias de base do America, Newton Zarani e Falcão. o melhor jogador do mundo, em homenagem que recebeu da FFSERJ - Federação de Futsal do RJ.

Curta a Fan Page: https://www.facebook.com/oamericatemjeito 

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Série A à vista!

Falta pouco para a Série A (Sandro Vox | americario.com.br)
O America confirmou ontem, na penúltima rodada da Taça Corcovado, um importante trunfo na caminhada de volta à Série A do Campeonato Estadual. A vitória por 2x0 sobre o São Gonçalo, aliada à derrota do Americano (1x2 para a Portuguesa), confirmou a segunda melhor campanha na classificação geral do campeonato.

Isso nos dá duas importantes "cartas na manga". A primeira, direta, é a classificação para um eventual Triangular Final, que decidirá o campeão e o vice-campeão do torneio, que asseguram vaga na Série A de 2016. A segunda é o acesso direto à elite do Campeonato Estadual no próximo ano, sem que haja a disputa da fase final. Isso acontecerá caso a Portuguesa, campeã do 1° turno do campeonato, conquiste também o 2° turno. Nesse caso o time da Ilha do Governador seria declarado campeão e o America, vice.

E para mim não fará diferença se formos campeões ou vice-campeões. A emoção será a mesma!

Já disse aqui - e faço questão de repetir - que não atribuo valor algum a qualquer troféu que porventura seja conquistado nessa Série B. Eu quero é a volta à Série A! Por que? Porque time grande não comemora título de segunda divisão! Comemora - e muito! - o acesso para a primeira! E o America é time grande, sim senhor!

Quero dar os parabéns a todos, atletas, comissão técnica, torcida e diretoria, por mais essa importante vitória. Ela é fruto de muito trabalho e de muita dedicação. Não é por acaso que hoje estamos bem mais próximos de nosso objetivo principal. Mas é preciso manter o foco! Ainda temos que vencer mais algumas batalhas fundamentais.

Mas já é possível olhar à frente com bons olhos. Afinal, logo adiante está a Série A!

#EuAcredito

Nota: em entrevista ao FutRio, o diretor de competições da FERJ, Marcelo Vianna confirmou que o campeão e o vice da Série B terão o acesso garantido à Série A.

Curta a Fan Page: https://www.facebook.com/oamericatemjeito 

segunda-feira, 25 de maio de 2015

#EuAcredito

Passei alguns dias afastado. Estive "vetado pelo Departamento Médico". E volto à ativa em ritmo "light", me recuperando de uma colectomia, cirurgia para remoção de parte do intestino.

Tudo correu bem e minha recuperação tem sido muita boa graças ao excelente trabalho do Dr. Paulo Reis Jr. e de sua equipe (Dr. João Gustavo Duarte e Dra. Flávia Gomes, entre outros).

É ótimo ser atendido por profissionais que, além de extremamente competentes, são dedicados e eficientes. Honram, com méritos, o Juramento de Hipócrates, que fizeram ao ingressar na profissão.

Aproveito para agradecer o apoio do Presidente do Conselho Deliberativo, o Dr. Neil Chaves, fundamental nesse processo, afinal a indicação do Dr. Paulo foi dele.

Volto falando sobre uma pessoa que foi tema de  alguns debates acalorados nas redes sociais nos últimos dias: Eduardo Antunes Coimbra, o Edu, NOSSO Eduzinho, maior ídolo da história do America e um dos maiores jogadores do futebol brasileiro e mundial de todos os tempos, atualmente Coordenador Geral de Futebol do clube.

Eu tenho uma admiração muito grande pelo Edu. Pelo que ele representa para o America e para o futebol brasileiro. Pelo profissional que é. Pelo ser humano que sempre foi. É um vencedor tanto no futebol quanto fora dele. Sempre digo: ele é titular absoluto de meu time de botão! E mais que isso: eu o considero um grande amigo! E eu apoio e vou apoiar sempre o Edu! Afinal, eu costumo apoiar meus amigos nos bons e nos maus momentos!

No final do ano passado eu adotei a hashtag #EuAcredito. Um dos motivos é que Edu foi confirmado à frente do futebol do clube! Este #EuAcredito é muito mais que #EuAcredito na volta à série A. Representa na verdade o #EuAcredito que o America está no caminho certo para voltar à elite do futebol brasileiro, o #EuAcredito que o America está trabalhando sério para revelar grandes talentos e o #EuAcredito que o America voltará a ser tratado como o time grande que é!

Claro que um passo importantíssimo para isso tudo é o acesso para a Série A do estadual. Mas, como sempre sempre disse, o caminho é longo e cheio de obstáculos! Não podia ser diferente! Estamos há 30 anos em um processo gradual de apequenamento. Tivemos raros picos de melhora que, infelizmente, no ano seguinte se perdiam!

Não será da noite para o dia que transformaremos este cenário. A recuperação será lenta e gradual. Mas o principal é que o America já está mudado. E mudou para melhor! É muito mais profissional. Pensa grande como clube grande que sempre foi!

O mérito principal é de nosso comandante em chefe, Léo Almada, que vem fazendo mais do que qualquer outro jamais fez pelo clube! Sem ele, o America já teria certamente FECHADO as portas! Ou teria sido "rifado" para dois ou três "empresários" do futebol. E isso já vinha acontecendo! Lembram-se da CHAP? Da ODG?

O presidente Léo Almada primeiro "arrumou a casa" e depois contratou para reorganizar o futebol do clube nada menos que o ex-técnico da Seleção Brasileira, do America, do Vasco e do Botafogo (só para citar alguns), com passagens vitoriosas pelo Japão, pela Turquia e por outros países e, de quebra, o maior artilheiro e maior ídolo do America! Um dos raros exemplos de campeão pelo clube como atleta e como técnico! Quem poderia apresentar credenciais melhores que essas? Eu respondo: NINGUÉM!

Claro que já gostaria de ter visto os resultados práticos e de ter comemorado o título da Taça Santos Dumont! Se pudesse ter sido com 100% de aproveitamento e média de 5 gols por jogo, muito melhor! Também gostaria de ter no time o Messi, o Cristiano Ronaldo e o Neymar! Quem não gostaria? Mas onde estão os recursos para isso?

O que eu vejo - e principalmente reconheço e agradeço! - é a criação de um ambiente profissional. É planejamento sério, tanto no futebol profissional quanto nas categorias de base. Não tem como esse trabalho não conduzir o clube de volta ao lugar que é seu por direito e por merecimento.

Eu continuo confiante!

#EuAcredito

Curta a Fan Page: https://www.facebook.com/oamericatemjeito 

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Em nome do pai!

Começa hoje a disputa pela final da Taça Santos Dumont com o clássico Tio Sam! O America visita seu "filho" Americano,

O clube de Campos só não é mais um dos 42 "xarás" espalhados pelo mundo  porque a Liga Campista exigia a originalidade do nome para registro do clube. Uma olhada rápida na evolução do escudo na imagem* ao lado comprova a inspiração!

Serão dois jogos ou, como dizem alguns, uma partida de 180 minutos. A missão agora é chegar às finais.

Sei que todos os atletas que entrarem em campo hoje e sábado darão 110% de sua capacidade, de seu empenho! E que aqueles que estiverem no banco estarão focados para entrar a qualquer momento e executar aquilo que for determinado pelo nosso comandante, Arturzinho.

Joguem por vocês, por suas famílias, por seus companheiros, por toda a torcida!

Vocês jogam pelo America!

#EuAcredito

* Imagem publicada originalmente em globoesporte.com

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Missão dada é missão cumprida!

America: o 1° classificado para a semifinal!
O America tem um objetivo claro nesse campeonato: conquistar o acesso à Serie A! E para isso tem um longo caminho! Para chegar lá tem várias missões!

A primeira delas era se classificar para a semifinal da Taça Santos Dumont. E missão dada é missão cumprida! Foi a primeira equipe a se classificar!

Parabéns a todos os profissionais do futebol - atletas, comissão técnica, departamento médico e equipe de apoio - e às suas lideranças. Parabéns especial ao Edu e ao Arturzinho!

O America volta a pensar grande!

E, por isso, um parabéns especialíssimo ao Comandante em Chefe do America, Léo Almada! E também à sua Tropa de Elite!

É um grande orgulho ver de perto essa transformação.

Garantimos a liderança do Grupo B, depois de enfrentarmos equipes do Grupo A, tecnicamente mais forte. O nosso grupo conquistou 74 pontos. O outro 119! E nos mostramos competitivos. Vencemos a Portuguesa, maior pontuadora, e empatamos com o Americano, que tem a mesma pontuação que nós, com um jogador a menos e em Campos.

Na Taça Corcovado a tendência é que obtenhamos uma pontuação maior que as equipes do Grupo A.

Quanto a mando de campo na final da SDU, não é o momento de se falar nisso. O America tem que ir passo a passo. Missão a missão! E a próxima missão é classificar para a final! É preciso manter o foco!

Nova missão dada! E missão dada é missão cumprida!

#EuAcredito

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Lição importante

Perder é horrível. É doloroso. Mas é algo que faz parte da vida. E o America perdeu quando podia perder. Perdeu líder. Permaneceu líder. E ainda garantiu a classisicação apesar dessa derrota..

Time vai aprender com a derrota (Foto: Sandro Vox | americario.com.br)
Tenho certeza que foi uma derrota que ensinou e fortaleceu muito o time. Deu aquela sensação de "não sou invencível", tão importante em uma competição.

Eu não sou fã de longos períodos de invencibilidade. Quase todos os grandes times do mundo, depois de muito tempo invictos foram desmantelados psicológicamente depois de um revés, normal em um jogo.

O caso mais recente foi o Atlético (MG) em 2012. Depois de liderar o  campeonato de ponta a ponta, e abrir 12 pontos de vantagem para o Fluminense, perdeu um jogo e não se achou mais. E o título mais ganho da historia do Brasileirão mudou de mão. Principal motivo? Interrupção de invencibilidade.

Há muitos outros casos, que valem uma pesquisa no google.

Perder faz parte do processo de uma equipe campeã. E eu não sei se seria bom para o America passar meses sem conhecer derrota e perder um partida desinteressante perto das rodadas finais. Poderia ser irrecuperável.

Estou certo que essa derrota doeu. E muito. Todos os jogadores, comissão técnica e torcedores saímos machucados! Mas ela acendeu a "luz de alerta"! Não somos invencíveis! Podemos perder a qualquer momento! Essa lição é uma das mais difíceis de se aprender. Só se aprende na derrota! E é uma lição fundamental para manter o foco no principal objetivo: o acesso à Série A!

#EuAcredito

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Irresponsabilidade perigosa

Márcio Menezes (Facebook)
O brilhante jornalista Márcio Menezes (foto) escreveu em seu perfil no Facebook uma crítica totalmente fundamentada quanto ao local da partida do próximo sábado contra o Gonçalense. Reroduzo aqui, com a devida autorização do autor (valeu, Márcio!), o texto com o qual concordo plenamente.

"A FFERJ colocou num estádio cuja capacidade é de 200 pessoas - o Alziro de Almeida, em Itaboraí - o próximo jogo do America na Série B do Carioca, contra o Gonçalense. Com direito a 10% dos ingressos, 20 entradas são destinadas aos americanos, que colocaram 1.000 pessoas em súmula - alegados 1.400 presentes - em sua última partida, contra a Portuguesa, em Edson Passos.

Na Série A, há pequenos que não mandam seus jogos contra os grandes porque simplesmente não possuem praças com capacidade adequada para receber partidas de maior apelo. Por que isso não vale também na divisão subsequente? Por que não agir com a mesma "proatividade" neste caso, evitando tumultos já previsíveis?

Alguma dúvida de que vai dar m...?"

Em tempo: o America está tentando junto à Federação a mudança de estádio.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Gol de Placa nos tribunais

Acabo de saber pelo amigo Mauro Chidid, nosso "Rei do Tapetão", que o Léo Rocha e o Ramon foram absolvidos no TJD.

Os atletas foram expulsos no empate contra o Americano estavam indiciados no Art. 254 do CBJD (agressão física) e, se condenados, poderiam pegar um gancho de 4 a 12 jogos!

Parabéns Mauro! Verdadeiro Gol de Placa!

‪#‎EuAcredito‬

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Obrigado, família Antunes Coimbra

Neste sábado, pouco antes da partida contra a Portuguesa, terei a honra de ser o Mestre de Cerimônias da homenagem que o America fará à família Antunes Coimbra e do agradecimento especial ao Zico, pelo grande apoio no reerguimento do clube.

Antunes, Tonico, Nando, Edu e Zico: irmãos no Guinness
As histórias dos irmãos Antunes Coimbra (foto) convergiram em muitos momentos com a história de nosso clube supercentenário. Edu, Antunes e Nando jogaram juntos em nosso time na década de 1960. Zico deu os primeiros passos no futebol, nas escolinhas do America. E eles, desde sempre, trataram com carinho e respeito essa instituição que é patrimônio do futebol brasileiro.

E os caminhos voltaram a se cruzar. Edu vem realizando um trabalho excepcional na direção executiva do futebol do America e Zico vem colaborando ativamente, colocando a estrutura de seu CFZ  e seu nome à disposição no resgate da imagem do Mecão.

Ano passado Zico prestigiou o Ato Público realizado na ABI. Representou ali Edu e também o saudoso Antunes e o Nando. E também seus irmãos Tonico e Zezé, que desfilaram juntos pela Imperatriz Leopoldonense, na homenagem ao caçula, no carro alegórico do America.

O futebol deve muito a essa família. Em nenhum outro lugar do mundo, em nenhum outra família no planeta, irmãos fizeram tantos gols em partidas de campeonatos profissionais. Está no Guinness!

E eles têm um carinho especial pelo clube mais querido do Rio de Janeiro!

Eu terei a honra de testemunhar de perto essa homenagem. Esse agradecimento. E espero que você que gosta do America também viva esse momento especial. Que será eternizado em placa que será colocada depois no Memorial da Torcida.

Parabéns ao America, pela ação. E parabéns - e muito obrigado! - ao "Seu" Antunes e à "Dona" Mathilde! Seus filhos além de artistas da bola, transformaram-se em exemplos de caráter!

quinta-feira, 19 de março de 2015

America: time grande sim!

"Choveu na horta do America" (foto: Raffa Tamburini | americario.com.br)
Ontem foi um dia especial. Estreia em casa! O dia começou com o Redação SporTV dedicando 6 minutos de seu programa ao America.

O jornalista Eraldo Leite, da Rádio Globo (98.1 FM e 1220 AM), falou sobre um movimento espontâneo de apoio ao clube.

Nasceu de uma conversa do próprio Eraldo com os presidentes de Flamengo e Botafogo sobre a falta que o America faz ao Campeonato Carioca. Ele exaltou a nossa tradição e falou sobre a nossa história, em especial sobre a Copa dos Campeões.

E contou do compromisso que o presidente do Botafogo assumiu de apoiar o America. Ele se comprometeu a falar com os presidente dos três dos outros cinco grandes do Rio de Janeiro para formarem um círculo virtuoso para recolocar o America em seu devido lugar.

Obrigado, Eraldo! A Rádio Globo realmente abraçou o America. Parabéns a toda família do Sistema Globo de Rádio. Esse apoio é fundamental para a recuperação de um dos maiores clubes do Brasil!

Ontem não pude ir ao jogo. Mas voltei no tempo quando liguei o rádio do celular, o mais próximimo que há hoje em dia do radinho de pilhas que era meu companheiro de infância.

Ouvir o Hugo Lago anunciar Felipe; Muniz, Fábio Braz, Vagner Eugênio e Enric; Taércio, Darlan , Wagner Diniz e Léo Rocha; Fábio Saci e Somália,  me trouxe de volta o Waldir Amaral e Jorge Couri anunciando com seus vozeirões que "o America entra em campo com Rogério; Orlando, Alex, Geraldo e Álvaro, Ivo; Bráulio e Edu; Fle­cha, Luisinho e Gilson Nunes".

Fechei os olhos e vi a bola na trave depois do cabeceio de Somália! Vi Felipe voar como Lev Yashin! Abri os olhos e percebi que o maior sistema de comunicação do Brasil voltava a tratar o America como TIME GRANDE! Torcendo pelo America! Mostrando às novas gerações o que é torcer fervorosamente por um time que não é o seu. E vibrando como o Dé, com o nosso time de coração!

Isso se deve totalmente ao trabalho das melhores mentes americanas, lideradas por Léo Almada. Esse grupo que chamo de 'Tropa de Elite' vem trabalhando sério e com dedicação há muito tempo. E há pouco mais de um ano convenceu Léo Almada a recolocar o America nos trilhos. E ele aceitou a missão. E trouxe de volta ao America a Legalidade e a Moralidade. E vem se dedicando de corpo e alma ao clube.

E a sociedade, que sempre amou o America reconhece isso através da Globo! Todos declararam sua torcida pelo America!

Como é bom ouvir entrevista do Edu, muito elogiado pelo Penido: "um dos melhores camisas 10 da história"! Como é bom "ver" um jogo que é só seu de seu time de coração!

Ouvi que entrava em campo o Marcelinho. Horas antes ele havia comentado na Fan Page do blog "Pra cima deles, Mecão!". Ele entrou aos 22 minutos do 2° tempo. E, como eu afirmei ontem, entrou focado! Lutou e foi recompensado com um gol decisivo!

Foram 14 guerreiros que entraram em campo. Lutaram até o fim! E cumpriram a missão! Outros tantos ficaram de fora mas são igualmente importantes!

Mais um passo foi dado. Sei que todos sabem que é necessário manter o foco no objetivo.

Mas ao fecharem os olhos, imaginem a narração de Waldir Amaral: "Marcelinho, indivíduo competente! Tem peixe na rede do São João da Barra! Choveu na horta do America"!

E aí, olhem também para o passado! Que ele inspire nossas metas!

E lembrem-se sempre: o America é time grande sim!

quarta-feira, 18 de março de 2015

Mais um passo

O America enfrenta logo mais o São João da Barra no Estádio Giulite Coutinho. É mais um passo na longa caminhada para a Série A do carioca. E quero expressar publicamente meu apoio incondicional a este grupo liderado pelo Arturzinho.

America entra em campo às 20h (foto: Raffa Tamburini | americario.com.br)
Já escrevi sobre a estreia. Passo importante.

E este é mais um passo. Tão importante quanto qualquer outro. Como já disse aqui, toda maratona se conquista passo a passo.

Desejo todo o sucesso para os guerreiros que entrarão em campo e para aqueles que estarão no banco e que certamente estarão focados para entrar a qualquer momento. E para todo o grupo. Todos são importantes!

Acreditem que podem cumprir a missão! Saibam que todos estamos ao lado de vocês, certos que colocarão 110% de suas energias em mais essa etapa!

Encham o peito e entrem em campo orgulhosos e com brio, pois vocês jogam em um dos maiores times do Brasil e do mundo!

#EuAcredito!

terça-feira, 17 de março de 2015

Homenagem a Álvaro Grego

Hoje faleceu o Almirante Álvaro Jorge de Ollivier Grego, que foi presidente do America entre 1985 e 1987. Grego assumiu depois de vencer na eleição o então presidente Lúcio Lacombe e Gilberto Cardeal por 526 votos a 353, soma dos votos de seus adversários.

Apesar da difícil situação financeira do clube na época, ele foi responsável por montar o time que teve o melhor desempenho em campeonatos brasileiros até hoje, o 3° lugar de 1986. Ficou marcado também pela posição firme ao se recusar a disputar o Módulo Amarelo da competição nacional, ao ser alijado da famigerada Copa União NA CANETA.

Na época o America era merecedor da primeira divisão nacional. Além do destaque em 1986, estava bem colocado em qualquer ranking que se criasse: 13° em índice técnico histórico, 14° em público e renda históricos, sendo 11° no ano anterior nesse critério.

Ele tomou uma decisão corajosa - concordem ou não com ela - e seguiu firme com ela até o final.

O desfecho todos conhecem: ficamos sem disputar qualquer competição e nunca conseguimos nos recuperar desse baque. Quase todos os atletas saíram com passe livre - ainda existia a Lei do Passe. No ano seguinte, quando não era mais presidente, houve o famoso "cala boca" da CBF, poucos dias antes do início do campeonato, sem tempo - nem recursos - para montar um time competitivo, mesmo com patrocínio da Coca-Cola.

Meu saudoso pai foi eleito conselheiro na chapa de Álvaro Grego e ocupou, por pouco tempo, a função de diretor de futebol amador, no início do triênio. Teve que renunciar à diretoria por ter sido transferido para Brasília, mas sempre o apoiou. Tinha grande carinho e respeito por ele.

O Almirante Grego dedicou-se de corpo e alma ao clube, usando inclusive seu prestígio particular e profissional para ajudar o America. Quem se lembra que o time treinava no CEFAN, Centro de Educação Física Adalberto Nunes, na Av. Brasil e na EsEFEx, Escola de Educação Física do Exército, no Forte São João, na Urca? Apesar das limitações impostas pelo momento delicado, o time tinha toda a infraestrutura necessária para realizar um trabalho de excelência.

Presto aqui minha homenagem e aproveito para desejar à família meus sentimentos.

Descanse em paz, presidente. Obrigado pelas alegrias que proporcionou a mim e a toda a torcida americana!

segunda-feira, 16 de março de 2015

Vitória da Resiliência

Vitória? Alguns verão esse título e dirão: "não vencemos, apenas empatamos"! Mas eu afirmo: o título desta crônica não está errado.

Todos sabemos que qualquer estreia envolve uma grande carga de tensão. Não só no futebol, na vida.

Quem nunca sentiu um friozinho na barriga no primeiro dia da escola, do trabalho, no primeiro encontro com a namorada? Isso é normal.

Mas e quando as coisas estão indo bem e, de repente, acontece algo que não correu como planejado? Pior: e se você começa "ganhando" e tem dois revezes em menos de quinze minutos? O que você faz?

A forma como você vai reagir marca sua vida, sua personalidade. Se você baixar a cabeça e se entregar, certamente será difícil sair dessa armadilha mental. Se você "acusa o golpe", mas se mantém focado no objetivo inicial, e consegue buscar forças e se recuperar, você sai fortalecido.

Isso se chama resiliência. Segundo a psicóloga Marisa de Abreu, "os resilientes são aquelas pessoas que passam por dificuldades, como todo mundo, só que a reação deles não é igual a de todo mundo, com eles a coisa é diferente, por mais fortes e traumáticas que sejam as dificuldades, eles superam."

"O resiliente é aquele que, mesmo quando perde o emprego, morre o amigo, a esposa pede o divorcio, repete na escola, ainda assim, ele continua lá, firme e forte, ele não se deixa derrubar. E você se pergunta: “Como esse cara consegue?”. Ele consegue porque é resiliente.", completa Marisa.

E o America mostrou ser uma equipe resiliente. Abriu o placar em um golaço do Léo Rocha, em uma roubada de bola na intermediária. Sofreu a virada e lutou bravamente para buscar o empate em uma obra prima assinada pelo Enric Ferro! Golaço de videogame!

Foi uma importante lição que certamente fortalece o grupo! Esse empate foi uma vitória da resiliência!

Mais um passo foi dado rumo à Série A do Carioca! #EuAcredito

quinta-feira, 5 de março de 2015

Os embalos de sábado à noite!


No próximo sábado (07/MAR), as equipes profissionais e de juniores do America farão uma rodada dupla no Estádio Giulite Coutinho, tendo como adversário o Duquecaxiense.

O objetivo é a adaptação aos refletores, já que o America terá seis partidas à noite em nosso estádio. Os profissionais entram em campo às 20 horas e os juniores, duas horas antes.

Serão as partidas de estreia dos novos uniformes de jogo. E quem ainda não aderiu ao Coração Vermelho pode fazê-lo no dia.

O ingresso é gratuito, mas sugere-se que quem for ao jogo leve 1 kg de alimento não perecível ou uma roupa ou brinquedo que não usa mais. As doações serão encaminhadas para ONGs das comunidades no entorno do estádio.

Torcedor americano, compareça! E leve sua doação!

Somos todos America!

Recebi o texto abaixo do amigo Paulo Souto, brilhante profissional de turismo, escritor e pintor. Ele, que é torcedor apaixonado do Vasco da Gama. traduziu brilhantemente, o amor que todos sentem pelo America. Tenho certeza que gostarão.

UM VASCAÍNO SE RENDE À GRANDEZA DO AMÉRICA

Paulo Souto autografando seu livro mais recente na Bienal
Tinha dez anos e numa tarde muito quente do ano de 1960, eu e um grupo de meninos jogávamos bola num campinho perto de nossa casa.

De repente ouvi um grito de gol, paramos a pelada e Valdir Amaral da Rádio Nacional cheio de elegância anunciava gol do jogador Jorge do América aos 33 minutos do segundo tempo, desempatando a partida.

Faltavam 12 angustiantes minutos para o final e vi todos pararem, pois se mantivesse aquele placar o Brasil teria o campeão mais amado. O América se igualaria às grandes agremiações, com o título de Campeão Carioca.

Este fato me deu a noção do que é torcer por um clube que não é seu e que todos os torcedores dos outros clubes torcem, pois torcer pelo América é uma religião, que emocionou a milhões de fluminenses e cariocas e, com certeza, a milhões de brasileiro. O que se viu naquele domingo, foi uma ovação de quase cem mil torcedores no maracanã, a explosão quando Valdir Amaral gritou e nós gritamos juntos com ele, AMÉRICA CAMPEÃO CARIOCA.

Foi aí que o mais belo hino de um clube tocou e fez um país parar. “HEI DE TORCER, TORCER, TORCER HEI DE TORCER ATÉ MORRER, MORRER, MORRER, POIS A TORCIDA AMERICANA É TODA ASSIM, A COMEÇAR POR MIM, A COR DO PAVILHÃO É A COR DO NOSSO CORAÇÃO”. Alguns choraram, outros se abraçaram e sorriram aquele feito. Parecia que o campeão era o Vasco, Flamengo, Fluminense, Botafogo e não o América.

O clima era de plena euforia, entrei naquela onda e escutei do meu pai um vascaíno inveterado me dizendo com um sorriso em seu rosto: - O AMÉRICA É O CAMPEÃO! Parecia que era seu Vasco que tinha conseguido o feito de 1958, quando o Clube da Cruz de Malta sagrou-se super, super campeão em cima do maior rival. Hoje o campeão era o segundo clube dos torcedores do Rio de Janeiro.

As mesas redondas da época enalteciam o grande feito americano, desfilando os nomes dos atletas e as possíveis transferências de jogadores para o Palmeiras e o Juventus da Itália. Foi o surgimento de novos craques e o encerramento de carreiras de outros, oriundos da quase vitoriosa campanha de 1955, quando América teve a oportunidade de sagrar-se campeão; não fosse o fato do argentino Martín Carlos Alarcón ter sido violentamente agredido por Tomires do Flamengo, quebrando-lhe a perna e quase o inutilizando para a prática do futebol. Aquele foi um rasgo triste na história do América, só compensado cinco anos depois.

No dia seguinte ao feito, os jornais estampavam em suas capas o esquadrão do primeiro vencedor do campeonato do Estado da Guanabara. O torcedor do América carregava um sorriso de orgulho em seu rosto e os torcedores tricolores não se mostravam tristes por terem sido Vice-Campeões pelo seu primeiro clube e sim contentes por terem se tornado campeões pelo segundo clube.

Todos os torcedores se sentiram assim e fez aquele ano mais bonito, me incluindo nessa corrente de euforia. Eu, como bom vascaíno me senti mais uma vez campeão e só sentiria de novo essa emoção 10 anos depois.

Hoje quem viveu aquele tempo, guarda em suas lembranças o grande time do América o campeão mais amado do Brasil e com certeza a maior torcida desse país. Acredito que essa agremiação tenha a maior torcida do mundo e cravo mais de cem milhões de apaixonados do Oiapoque ao Chuí.

Parabéns América, por ter congregado em seus quadros, profissionais de dar orgulho a qualquer clube e os cito: ARÍ, JORGE, DJALMA DIAS, WILSON SANTOS E IVAN; AMARO E JÕAO CARLOS, CALAZANS, ANTONINHO (FONTOURA), QUARENTINHA E NILO. TÉCNICO: JORGE VIEIRA.

Saudações de um torcedor vascaíno, o mais americano do Rio.

Paulo Souto

quarta-feira, 4 de março de 2015

Noite de festa!

Na última segunda-feira tive a honra de ser o mestre de cerimônias da apresentação da equipe que tem como missão conquistar o acesso à Série A do campeonato estadual de 2016. o evento teve ainda o lançamento do novo (e lindo!) uniforme do clube e do tão sonhado programa de sócio torcedor, o Coração Vermelho!

Apresentação do novo uniforme e da equipe do America

O evento pode encher de orgulho todos os torcedores do America. Poucos clubes no mundo tem condições de realizar um evento desses. E o America realizou!

Foi uma noite para motivar atletas, torcedores e todos os que amam o America.

E daqui a dez dias começa a disputa! É hora de jogarmos com o time! Apoiarmos os 90 minutos! Será uma longa e dura caminhada, mas com a força de nossa torcida, estou certo que atingiremos nosso objetivo! P'ra cima deles, Mecão!

Eu acredito!

A cobertura completa você assiste nos vídeos produzidos pela Rio Web TV (parabéns, Dominique Biniou) e veiculados pelo canal oficial do America no YouTube e pela Fan Page do blog no Facebook.

Ricardo Florentino é eleito 2° VP do America

Ricardo Florentino (D), comigo e com Marcelo Batista (VP do CD)
Na noite de festa que teve a apresentação do novo uniforme e do elenco, e também do lançamento do Coração Vermelho, programa de sócio torcedor, houve também a reunião do Conselho Deliberativo.

E foi uma reunião especial, que teve como destaque a eleição de Ricardo Florentino - até então Vice-Presidente jurídico do America - como 2° Vice-Presidente do clube.

Ele foi eleito por unanimidade e, empossado imediatamente, inicia uma nova missão.

Eu sou fã do Ricardo, advogado brilhante, que lutou ao lado de Léo Almada e do Dr. Walmer Machado no processo que, na metade do ano passado, reestabeleceu a Legalidade e a Moralidade no clube, no momento mais delicado de nossa história.

Ele tem participado ativamente do Grupo de Trabalho formado para a construção da nova sede e é uma das principais lideranças da Tropa de Elite do Presidente Léo Almada.

Em breve farei uma entrevista exclusiva com ele para que todos o conheçam um pouco mais.

Sucesso, meu amigo. Conte sempre com meu apoio.

Vê-lo eleito me dá a certeza de que o America tem jeito!

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Convite aos que amam o America


Tive a honra de receber dos presidentes Léo Almada (Conselho de Administração) e Neil Chaves (Conselho Deliberativo) o convite para ser o Mestre de Cerimônias da apresentação da equipe de futebol profissional, do lançamento do novo uniforme, e do programa Sócio Torcedor.

Aproveito para estender a todos os torcedores e àqueles que simpatizam com o America.

Nos vemos lá. 

America 2015: eu acredito!

Curta a Fan Page!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

America 2015: no caminho certo!

Hoje uso este espaço para agradecer e parabenizar os responsáveis pelo Futebol do America. Começo pelo trio Arthurzinho, Edu Coimbra e Wagner Tardelli.

Arthurzinho: fundamental na mudança de cultura do America
Com total apoio do presidente Léo Almada, de sua Tropa de Elite, dos torcedores e de todos os que gostam e simpatizam pelo America, eles vêm realizando um trabalho que nos enche de orgulho e confiança. Há muito não vejo, no futebol brasileiro, um projeto tão sério e profissional. Não é apenas a formação de um time vencedor, mas sim, de uma cultura vencedora!

O time foi totalmente repaginado. Hoje alia-se a liderança de atletas experientes e vitoriosos, que conhecem a grandeza do clube com o vigor de jovens valores que estão conscientes da oportunidade de fazer história.

Mantivemos alguns atletas do elenco de 2014. Aqueles que, não por acaso, são os mais simpáticos aos olhos da torcida. Ficaram os melhores. Em todos os sentidos, não apenas no aspecto técnico! Eles são os de melhor índole, os mais guerreiros, os mais agregadores. Não se forma um exército vencedor sem que os soldados estejam unidos e comprometidos com a conquista! A força do todo é sempre muito maior que a do um!

Hoje o America mudou sua cultura! É faca nos dentes! É foco total! Afinal, missão dada é missão cumprida! O time joga para frente! E vem se acostumando a vencer! Mas o que me dá a certeza de que estamos no caminho certo é que hoje todos os profissionais do America respiram futebol e focam no acesso à Série A 24 horas por dia, 7 dias por semana! Percebe-se isso na postura de todos.

O que mais se ouve é: "estamos ainda no início, temos muito ainda a evoluir"! Isso é animador! O primeiro passo para conquistar algo é saber o que se quer conquistar! E esse time sabe! Seu comandante matém todo o grupo com o mesmo objetivo! Todos com o foco na mesma missão!

Arthurzinho é um técnico que sente prazer em liderar equipes campeãs em nível estadual e nacional! São SETE títulos ao todo! E quer levar o America de volta ao lugar que é seu por merecimento histórico! Ele aceitou a missão! E fará tudo para que ela seja cumprida com louvor!

Ainda não vi in loco partida alguma, mas conversei com diversos amigos que têm acompanhado a programação de treinos e jogos. Os comentários são os mais animadores! Mas sempre com o  pé no chão! Nada ainda está conquistado! Falta um longo caminho que será de superação e de determinação! E principalmente, de evolução!

Destaco o papel fundamental de nosso ídolo máximo, o Edu, Diretor Executivo de Futebol, que está sempre presente. Ele dá pleno apoio ao Arthur, que foi seu atleta no Vasco e na Seleção. E essa mudança de cultura tem grande influência sua. Edu e Arthur sempre gostaram de jogar para a frente! Como atletas e como técnicos! E nosso Eduzinho está fazendo uma coisa fundamental! Está trazendo o torcedor para perto do time! O America para subir tem que manter o trinômio clube, futebol e torcida forte e equilibrado! O America é o time grande desse estadual! E tem que mostrar isso em dentro e fora de campo!

Essa equipe tem ainda o Wagner Tardelli, que viveu os bastidores do Atlético (MG) no início do ciclo que culminou com o título da Libertadores e que tem feito um trabalho excelente. O futebol está organizado e isso se deve muito a ele. O America hoje tem gestão de time grande, que sempre foi.

E, claro, não posso deixar de mencionar que, se toda a ifraestrutura vem funcionando a todo vapor o tempo todo, temos o que tirar o chapéu para o Jorginho e sua equipe!

Parabéns, America! Obrigado a toda a comissão técnica, à equipe de apoio, aos profissionais do Departamento Médico, aos atletas, a todos que trabalham no estádio Giulite Coutinho e àqueles que, direta ou indiretamente, têm colaborado e participado desse momento histórico.

Dá orgulho ver o renascer de um dos clubes mais tradicionais do mundo!

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Eralda Savelli, 91 anos de amor pelo America

Dona Eralda no Departamento Histórico do America
 Hoje eu dedico este espaço a Eralda Savelli, Diretora do Departamento Histórico do America, que completa 91 anos em plena forma física e mental.

Conheço a Dona Eralda, desde criança e tenho por ela grande carinho e admiração, sentimento que é compartilhado por todos os que convivem com ela.

Sempre bem disposta e de bom humor, é reponsável pela curadoria de 110 anos de história do America - e porque não dizer - do Rio de Janeiro e do Brasil.

Departamento Histórico do America: mais de dez mil itens organizados e catalogados por Dona Eralda
São fatos e conquistas contados por mais de dez mil itens, entre trofeus, medalhas, flâmulas, fotos, livros, recortes de jornais e revistas e muito mais, devidamente catalogados por ela, da última metade do Século XX até hoje.

Feliz aniversário! Que você continue essa pessoa maravilhosa e admirável por muitos anos, sempre com muita saúde.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

É Carnaval

Neste ano que o Rio completa 450 janeiros, não posso deixar de homenagear grandes americanos que se destacaram e continuam se destacando no Samba.

Começo com um gênio da música brasileira apaixonado pelo America: Lamartine Babo. O mesmo que em apenas um dia compôs os hinos dos principais clubes do Rio na década de 1940. E guardou o mais lindo de todos para seu America, imortalizado décadas mais tarde por outro monstro da música, o também americano Tim Maia.

Lamartine, advogado por formação, compôs inúmeras marchas, algumas famosas até hoje, como "O teu cabelo não nega", desfilou em carro aberto, vestido de diabo, na festa do título de 1960.

Como falar de samba e não lembrar de Noel Rosa, frequentador assíduo dos jogos do Mecão e que apesar de ter morrido aos 26 anos, estava presente em 4 de nossos 7 títulos estaduais (1922, 1928, 1931 e 1935)? E em nenhuma dessas ocasiões se perguntou "com que roupa eu vou"! Vestia orgulhoso o manto rubro!

E falando de Sapucaí, temos diversos personagens imortais mas vou me ater a apenas quatro, que representam todas as gerações das escolas de samba: Monarco, Jorge Perlingeiro, seu xará Jorge do Batuke e o Ricardo Netto.

Monarco, do alto de seus 84 anos, viu times memoráveis e se lembra até hoje de Alarcón e Maneco. Integrante da Velha Guarda da Portela, fez - e ainda faz - história na avenida e sucesso até no Japão.

Jorge Perlingeiro, a voz oficial da apuração do Carnaval do Rio, acompanha com carinho o America, onde estiver. E torce muito para falar DEZ! Nota DEZ! Para esse time e outros que vierem pela frente.

Para encerrar, dois talentos da nova geração de sambistas americanos.

O primeiro, Jorge do Batuke, autor do CD "Sou louco por ti, America", teve sua música "Hei de torcer até morrer" como número musical do Ato Público na ABI.

Confesso que aquele foi um dos momentos mais emocionantes que tive como mestre de cerimônias ou como palestrante. Ouvir três adolescentes apaixonados pelo America, cantando sua música foi de arrepiar.

Esteve na bateria da Unidos da Ponte em 2004, que dedicou o enredo ao centenário do America. E vem fazendo sucesso no samba, vencedor de dois sambas de quadra na Portela e dois sambas-enredo na Caprichosos de Pilares.

Quanto ao enredo e ao samba-enredo de 2004 da Unidos da Ponte. é preciso parabenizar especialmente outro americano apaixonado, o Ricardo Netto, que faz sucesso há anos no Carnaval do Rio e de São Paulo.

Parabéns a vocês e a todos os sambistas do Brasil.Pois todos vocês, lá no fundo, são torcedores do America.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Paulo Carreira, novo diretor de futebol do America

Tia Ruth e Paulo no Supercentenário do America
Hoje dedico este espaço para falar do novo diretor de futebol do nosso America, Paulo Cezar Carreira de Barros, ou simplesmente Paulo Carreira.

O Paulo, que todos conhecem, é o idealizador do "America do Rio e suas histórias contadas por torcedores", grupo e página no Facebook, de grande repercussão entre a torcida americana. Eu já registrei aqui o brilhante resgate histórico de nossas glórias que ele coordena (ler post).

Eu tenho a honra de ser amigo dele há anos. Ele é um verdadeiro irmão e conselheiro.

Arquiteto por formação e músico por hobby, o Paulo conhece profundamente o futebol. Foi atleta profissional e dirigente de alguns clubes como o Operário (MS), o Corínthians de Presidente Prudente (SP) e o La Coruña (RJ).

Converso muito com ele sobre vários assuntos, inclusive, claro, futebol. Nesses anos todos, nunca o vi fazer uma previsão errada. Ele tem um poder de análise impressionante. Uma visão de jogo ímpar. Além de tudo isso, principalmente, é um torcedor apaixonado. Uma paixão positiva, que não deturpa a visão e a análise claras, característica fundamental a um bom dirigente esportivo.

Há anos colabora silenciosamente com o clube, sem alarde, sem holofotes. É da personalidade dele. Ele quer o bem do America em primeiro lugar, sem necessidade de agradecimentos ou reconhecimento público.

Obrigado, meu irmão, por colaborar com sua competência, com o projeto de devolver o America ao seu devido lugar no cenário esportivo do Rio e do Brasil. A partir de hoje você passa a integrar a Tropa de Elite do presidente Léo Almada, a quem parabenizo pela escolha.

Desejo todo o sucesso do mundo. Conte com meu apoio incondicional.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Eu confio 100% em Wagner Tardelli

Hoje dedico este espaço ao Gerente de Futebol do America, Wagner Tardelli.

Eu e o Wagner Tardelli no programa #copanacopa
A maioria dos apaixonados por futebol o conhecem como ex-árbitro FIFA. Ele construiu a carreira que todo profissional do apito sonha: sem qualquer erro fundamental!

Errou? Claro que sim! Ele é humano e essa é uma condição inerente a todos nós. Mas nenhum, repito NENHUM erro foi decisivo no resultado de uma partida. Muito menos, o que seria pior, de um campeonato!

Poucos sabem que, quando aposentou o apito, foi pioneiro NO MUNDO em criar um programa de ensino das regras de arbitragem para atletas de futebol, que, via de regra (desculpem o trocadilho), têm pouco ou quase nenhum conhecimento sobre o assunto. Isso, no Atlético-MG, que tornou-se o time mais disciplinado do Brasil, sem perder a competitividade como todos sabem.

No America, começou a colaborar no início do ano passado, primeiramente como instrutor de regras. Passou a supervisor e depois gerente das categorias de base. Teve participação ativa na unificação das atividades de todas as categorias do futebol do America no Estádio Giulite Coutinho. Revisou e organizou todos os contratos, criou e implantou uma moderna metodologia de gestão e colaborou diretamente nas obras, com sugestões de soluções práticas e possíveis de serem viabilizadas.

Tornou-se supervisor e, este ano, gerente de futebol. E tem se dedicado, de corpo e alma, para o sucesso do America. E defende com firmeza e competência os interesses do clube.

Eu tenho a honra de tê-lo como amigo próximo. Ele e sua família frequentam minha casa e eu e minha família, a dele. Minha confiança nele é absoluta. É uma das pessoas mais honradas, éticas e sérias que conheço. Não teria a mínima dúvida em entregar a ele um cheque em branco, assinado.

E por que afirmo isso tudo? Porque soube, através de um site, que ele processará o atacante Castro - que transferiu-se recentemente do America para o Audax -, que fez declarações públicas contra sua honra e seu caráter.

Assim que soube do ocorrido, liguei para o Wagner e me coloquei à disposição dele e de seus advogados, para testemunhar em seu favor e endossar em juízo tudo o que escrevi aqui.

Bola para a frente, meu amigo. Sei que não preciso pedir para não se abater. Sei que você não se abateu! Ninguém constrói uma carreira brilhante de árbitro FIFA sem ouvir vaias e xingamentos da pior espécie e pressões de todos os tipos e em todos os níveis, sem desenvolver defesas mentais rígidas que possibilitem um julgamento sempre imparcial.

E isso você fez com louvor. Não é um episódio desagradável - como esse certamente foi, embora pequeno em relação à grandiosidade de seu caráter - que vai abalar sua confiança.

Eu e todas as pessoas de bem que o cercam confiamos em você.

Conte com meu apoio.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Parabéns, Edu! Obrigado!

Eu e Edu no Encontro com a Torcida (ago/2014)
Hoje é o aniversário de um dos maiores ídolos do futebol mundial. É aniversário dele, que sem dúvida, é o maior craque que já vestiu a camisa do nosso America. Parabéns, Edu! 

Obrigado pelas alegrias que me proporcionou, quando eu era ainda uma criança e, ao lado de meu pai, o vi desfilar talento pelos gramados dos principais estádios do Rio. Nos estádios do Brasil e do mundo, infelizmente não pude acompanhar in loco, mas sei que sempre se destacou.

Obrigado pelos lindos gols que você fez em meu time de botão, do qual sempre foi titular absoluto! Na vida real foram centenas de obras de arte que fizeram vibrar multidões, mas aqueles, ali na mesa verde, na minha mente de criança tiveram um valor inestimável. Foram inesquecíveis! 

Obrigado pelos timaços que você liderou fora de campo, um dos quais me deu a imensa alegria de comemorar (ao lado de meu pai!) o último grande título de nosso time, a Taça Rio de 1982.

E obrigado pela amizade que compartilhamos hoje. Desejo muita saúde e todo o sucesso do mundo nessa sua nova missão, de volta ao futebol de nosso America. 


Feliz aniversário!

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

O Giulite Coutinho passou no teste! E com louvor!

Hoje o Estádio Giulite Coutinho voltou a receber mais de 5 mil pessoas em uma partida de futebol da Série A!  E fez bonito! O America pode se orgulhar de ter novamente uma das melhores praças de futebol do Brasil! 


O jogo teve a cobertura dos principais veículos de comunicação do Rio. Foi a comprovação que o America tem hoje um estádio com condições de sediar com conforto e segurança qualquer evento para até 15 mil pessoas.

E justamente hoje, aniversário do presidente Léo Almada. Dele, que há um ano assumiu a presidência do clube com o cenário totalmente devastador. Nosso estádio lembrava, na época, ruínas de guerra. 

Ele cercou-se de pessoas competentes, convidou para assumir a gerência do GC o Jorge Fernandes, o Jorginho, que já homenageei aqui. E as ruínas viraram canteiro de obras.

A primeira ação tomada foi a recuperação das cabines de rádio e televisão e da sala de imprensa, hoje totalmente remodeladas e climatizadas e que dispõem de instalações aprovadas e homologadas pela FERJ, Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, e, principalmente, por empresas de comunicação como Rede Globo de Televisão e associadas, Rede Bandeirantes FOX Sports e ESPN.

Mas as obras de recuperação patrimonial não se restringiram ao conforto e tecnicalidade exigidos pelas melhores práticas desses veículos. 

Investiu-se pesado na recuperação do gramado, que hoje conta com moderno sistema de irrigação e de drenagem e que é um dos melhores do Brasil. Após o jogo de hoje, o centroavante do Fluminense, Fred, que já jogou duas Copas do Mundo, falou que o gramado estava pesado, condição normal após a forte chuva, mas não falou que o gramado estava ruim. Um gramado ruim não "sobreviveria" à combinação temporal + jogo em um espaço de 24 horas.

Foram recuperados também os cinco vestiários, todas as instalações do Departamento de Futebol, com a criação de dormitórios e restaurante para atletas e demais profissionais, o que possibilitou a unificação de todas as categorias do clube, do Sub-15 ao profissional, nas dependências do estádio.

Construiu-se o moderno Centro Médico Neil Chaves. O nome, uma justa homenagem a um dos principais responsáveis pela sobrevivência de nossa institução supercentenária, em meio da maior crise de nossa história, mesmo antes da posse de Léo Almada.

Hoje durante o jogo o Centro Médico foi colocado à prova, com o atendimento a três atletas e ao massagista Gegê, do Fluminense. O SporTV deu cobertura especial e o médico do Fluminense elogiou a infraestrutura ao vivo, para todo o Brasil.

E o Centro Médico Neil Chaves é, realmente, merecedor de todos os elogios. Capaz de atender simultaneamente 4 casos graves, é um mini CTI que supera em muito todas as exigências mínimas em estádios da Série A do Campeonato Brasileiro. Melhor que o Centro Médico Neil Chaves, só os das Arenas da Copa do Mundo.

Houve também a recuperação das arquibancadas laterais e, em breve, serão realizadas as obras necessárias nas arquibancadas atrás das linhas de fundo.

Falta muito ainda para ser feito, mas o Estádio Giulite Coutinho já oferece todas as condições para receber com conforto e segurança os profissionais de equipes de futebol e dos veículos de comunicação e os torcedores de todos os clubes do Brasil.

Parabéns e obrigado, presidente Léo Almada! Em nome de toda a torcida americana, aproveito para desejar-lhe um feliz aniversário! Vida longa e próspera! Saúde e sucesso!

O America tem jeito!

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Noite de festa!

Ontem o America viveu uma noite de festa. Léo Almada foi empossado presidente para um novo mandato até o final de 2017.

Tive a honra de ser o Mestre de Cerimônias do evento, que contou ainda com a eleição de Sidney Santana, presidente do Grupo de Trabalho para a Construção da Nova Sede, e Mauro Chidid para 1° e 2° vice-presidentes do Conselho de Administração.

Assista abaixo à cerimônia e às entrevistas com Sidney Santana, com o técnico Arturzinho e com o presidente e sua esposa.

O vídeo foi produzido pela Rio Web TV e é veiculado pelo canal oficial do clube no YouTube.

Para assistir em alta definição, acesse configurações (detalhes) e clique em HD.

sábado, 3 de janeiro de 2015

Entrevista com Léo Almada

Ontem tive o prazer de entrevistar o presidente Léo Almada na sede do instituto que preside, no centro do Rio de Janeiro. Falamos sobre seu primeiro ano à frente do America e sobre os planos para seu novo mandato, que começará na segunda-feira. Assista na íntegra no vídeo abaixo.